BioGeo

Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais

O projeto BioGeo ParNaMar Currais, por meio do conhecimento científico gerado, pôde auxiliar a fundamentar as ações de conservação, educação ambiental e gestão do parque, além de embasar a elaboração do seu plano de manejo. Os produtos gerados pelo projeto promovem a valorização do Parque, sensibilizando e informando um público variado, como os gestores locais, a comunidade acadêmica, mergulhadores e amantes do mar. Desta forma pretende-se colaborar para a utilização sustentável desta Unidade de Conservação, primeira desta categoria no Paraná.

O estudo dos fundos ao redor das ilhas permitiu a produção de mapas batimétricos detalhados e mapas temáticos, indicando também a similaridade da biota associada às rochas. Este produto é fundamental para o estabelecimento de um zoneamento do Parque e regulação do seu uso, além de trazer mais segurança para a navegação no entorno. Os resultados também foram publicados em periódicos científicos, disseminando as informações para especialistas e comunidade acadêmica.

Assim, o projeto BioGeo estabeleceu as relações ambientais entre os organismos marinhos associados aos substratos rochosos, os quais compõem o ParNaMar de Currais. Neste sentido, este projeto gerou importantes registros da fauna e do contexto geológico da região, o que vem ao encontro das demandas para um melhor manejo desta Unidade de Conservação.

Realização: Associação MarBrasil
Patrocínio: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Apoio: Instituto Federal do Paraná, Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM/UFPR), Universidade Estadual do Paraná (UNESPARa