Durante os dias 21 e 25 de setembro aconteceu em Curitiba o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, o CBUC. O evento, promovido pela Fundação Grupo Boticário de Conservação da Natureza, também contou com o IV Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a V Mostra de Conservação da Natureza.
A participação da MarBrasil no VIII CBUC reuniu diversos membros da instituição, e representa o apoio da Associação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a principal legislação no que diz respeito à gestão e proteção de áreas protegidas no Brasil.
Para o diretor executivo da MarBrasil, Juliano Dobis participar do CBUC é fundamental para uma instituição que trabalha com Conservação. “As Unidades de Conservação são uma das principais ferramentas para a conservação efetiva da natureza. A MarBrasil atua como conselheira de duas UC´s, a ESEC Guaraqueçaba e o Mosaico Lagamar, e é importante representar estas unidades dentro do evento”, disse Dobis.
A MarBrasil também contou com um estande na V Mostra de Conservação da Natureza. Decorado com elementos oceânicos, o estande foi um dos destaques entre diversas instituições conservacionistas participantes do evento. O objetivo da MarBrasil foi fazer uma imersão ao mar, onde o visitante pudesse contemplar a riqueza da biodiversidade marinha, assim como conhecer algumas espécies marinhas ameaçadas de extinção.
O estande da Associação também destacou o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, uma Unidade de Conservação Marinha localizada no litoral paranaense. “Certamente chamamos a atenção”, disse Dobis, que justificou: “Uma vez que o Brasil ainda está distante de alcançar a meta de ter 10% de áreas marinhas protegidas até 2020, conforme tinha se comprometido em reunião das Nações Unidas dentro das Metas de Aichi, é fundamental chamarmos a atenção de todos para o necessidade de criação de novas UCMs, e sua devida implementação”.