Projeto BIOTA

PROJETO BIOTA O litoral do Paraná abriga uma variedade importante de ecossistemas costeiros e marinhos, tais como praias, costões rochosos, restingas, manguezais, entre outros. Essa variedade de habitats favorece a ocorrência de uma rica biodiversidade marinha, inclusive de algumas espécies ameaçadas de extinção, as quais usam a região como locais de abrigo, reprodução, alimentação e…

Programa REBIMAR

REBIMARPrograma de Recuperação da Biodiversidade Marinha A região entre o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais (PR) e a Estação Ecológica Tupinambás (SP) é um corredor ecológico que abriga diversas espécies ameaçadas de extinção e/ou importantes como recursos pesqueiros para milhares de pescadores. Composta por habitats em bom estado de conservação e importantes para reprodução, recrutamento e alimentação…

Projeto Data Symbion

Projeto Data SymbionMetodologia para construção e uso de um banco de dados centralizado voltado ao monitoramento ambiental portuário O foco do Projeto Data Symbion é a busca por soluções tecnológicas. Estando a ideia centrada na integração de ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações desenvolvendo assim soluções para gestão e para conservação da…

Projeto Tintureira

Projeto TintureiraDeterminação de áreas berçários como ferramenta para a conservação no litoral paranaense O tubarão-tigre ou tintureira (Galeocerdo cuvier), é uma espécie de ocorrência global, encontrada em águas tropicais e subtropicais. O ciclo de vida é caracterizado por maturidade tardia, longa vida útil (até 50 anos) e longos períodos de gestação (14-16 meses). É um…

ParNaCAM

PARNACAMMonitoramento e valorização do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais O Parque Nacional Marinho de Currais, aprovado por meio da lei 12.829 de 2013, é a terceira Unidade de Conservação desta categoria criada no Brasil. A área do Parque é de grande importância ecológica, concentrando rica biodiversidade e espécies ameaçadas, com e sem PAN.…

Conservação da Toninha

Conservação da ToninhaProjeto de Conservação da Toninha na Área de Manejo I A toninha (Pontoporia blainvillei) é o golfinho costeiro mais ameaçado no Oceano Atlântico Sul e a sobreposição de sua área de ocorrência com atividades antrópicas de exploração de recursos naturais, como a pesca, é a principal ameaça à sua conservação. A espécie ocorre…

Saúde dos Manguezais

Saúde dos ManguezaisSaúde dos manguezais e do caranguejo uçá em sítio Ramsar e seu entorno Em 1981, o então Secretário Especial do Meio Ambiente da Presidência da República sobrevoou a região e constatou o “excelente estado de conservação dos manguezais situados nas ilhas do Superagui, Peças, Laranjeiras e Rabelo e no continente no litoral norte…

Sentimar

SentiMarSentinelas marinhos na avaliação de saúde ecossistêmica em zona prioritária para a conservação da biodiversidade As regiões costeiras estão sob pressão das atividades humanas que afetam o ecossistema regional e a dinâmica ecológica no Paraná. O aporte constante de poluentes oriundos de indústrias, zonasurbanas, portuárias e agrícolas contribuem com a inserção de elementos-traços, os quais…

ProRecifais

ProRecifaisResultados atuais e possibilidades futuras do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais e recifes artificiais adjacentes para recuperação de peixes recifais ameaçados No Brasil, várias espécies de peixes marinhos tiveram suas populações reduzidas, com perdas de até 90%. Peixes recifais em particular, são altamente susceptíveis a explotação pesqueira, devido suas características bioecológicas, comportamento e…

ProLagamar

ProLagamarPrograma de Conservação do Lagamar Paranaense O litoral do Paraná é uma região estratégica e prioritária para a conservação da biodiversidade brasileira. É parte significativa do último remanescente bem conservado de Mata Atlântica, bioma onde se encontra a maior parte da população brasileira e que sofre constantes ameaças a sua conservação. Para proteger esse patrimônio…