Matéria: Gabriela Perecin
Jornalista Responsável: Vinicius Araujo (DRT 6918/PR)
Palestra sobre o processo de licenciamento do Programa REBIMAR, aos alunos do curso de Oceanografia do Centro de Estudos do Mar – CEM (foto: André Edward) |
Na tarde do último dia 14, alunos do 4° e 5° anos do curso de Oceanografia do CEM/UFPR (Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná), estiveram na sede da Associação MarBrasil para conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), em palestra ministrada pelos Técnicos em Socioeconomia e Pesca, Alexandre Arten e Carolina Melo.
A visita faz parte de um exercício desenvolvido pelos alunos na disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais. Acompanhados pelos professores do CEM, Naína Pierri e Paulo Lana Cunha, os alunos têm como objetivo desenvolver um RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) tendo como estudo de caso o REBIMAR.
“A legislação brasileira define que empreendimentos com potencial para impactar ambientalmente uma área devem fazer um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que deve ter uma versão resumida, para ser acessível ao público, denominada Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)”, explica o Técnico em Socioeconomia e Pesca, Alexandre Arten.
Alunos de Oceanografia do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná em palestra na MarBrasil (foto: André Edward) |
Para prepará-los à atividade, os Técnicos em Socioeconomia e Pesca explicaram o contexto da utilização de Recifes Artificiais no litoral do Paraná, o histórico de licenciamentos de recifes no Brasil e toda a trajetória do REBIMAR.
Segundo Alexandre Arten, o interesse da área acadêmica pelas ações desenvolvidas na Associação MarBrasil gera muitos benefícios para a ciência e para o projeto. “A divulgação do conhecimento cientifico ajuda na avaliação crítica e no aperfeiçoamento para outras iniciativas que possam existir. É uma forma de mostrar um campo de trabalho, uma iniciativa real de desenvolvimento de um projeto de conservação”, conta.