Fonte: APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.
Para marcar o mês do Meio Ambiente, painel sobre a diversidade de espécies da Baía de Paranaguá também foi inaugurado, na tarde desta quarta-feira (12)
Para marcar as comemorações do mês do Meio Ambiente, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promove educação ambiental para os funcionários. No início da tarde desta quarta-feira (12), foi inaugurado um painel informativo na entrada do Centro Administrativo. A imagem plotada mostra a diversidade da Baía de Paranaguá; tema que está sendo abordado, durante toda a tarde, em um série de palestras.
Até o final da tarde, funcionários de todos os setores recebem informações sobre as espécies, o estado de conservação e o que mais oferece a Baía de Paranaguá. “Uma das determinações do Governador Beto Richa é que o Porto de Paranaguá seja desenvolvido com responsabilidade, o que inclui a responsabilidade ambiental. A atividade portuária está inserida num contexto amplo e complexo, que é a cidade e a natureza. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, esse meio ambiente vai estar sempre equilibrado. Isso é prezar pelo desenvolvimento sustentável do Porto de Paranaguá”, comenta o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.
Segundo o diretor, durante a inauguração do painel, a ideia é que, com ajuda do painel informativo e do conhecimento obtido nas palestras, os funcionários exercam no dia-a-dia, seja no trabalho ou em casa, a função de multiplicadores das informações recebidas hoje (12).
PALESTRAS – Até às 18h, serão três palestras. Os doutorandos em Zoologia, do setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, Ariane Lima Bettim, Murilo Marochi e Diego Zanlorenzi, contextualizam o estuário, manguezais e costões rochosos abordando a diversidade de espécies, importância e implicações para a população e o ambiente, além de conceitos básicos de introdução de espécies exóticas com exemplos e consequências ambientais. Idealizamos uma palestra, com exposição de fotos e conceitos básicos.
“Na realidade em que os portuários estão inseridos, é importante eles conhecerem o ambiente, qual a importância e implicância da diversidade desse ambiente, no dia-a-dia, para pensarmos na conservação da Baía de Paranaguá”, afirma a doutoranda Ariane Bettim.
A doutora Camila Domit, do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná (Pontal do Paraná), também está entre as palestrantes. Ela faz uma apresentação sobre o status de conservação do litoral e a presença de espécies ameaçadas de extinção, como alguns mamíferos e tartarugas marinhas.
“Como muitos dos funcionários são daqui, já têm informação sobre a Baía. Porém, apesar desse conhecimento, muitos não entendem a complexidade que envolve não só o seu próprio trabalho dentro do porto como as outras questões do ambiente marinho do nosso entorno. Essa iniciativa da Appa é importante para que essas informações se complementem e que os funcionários consigam se questionar de que maneiras eles podem ser mais participativos dentro do processo de uso sustentável dos recursos”, explica a pesquisadora.
O último palestrante será André Dias, Coordenador de Educação Ambiental, da Associação Mar Brasil. “É muito interessante o portuário poder ter acesso a informações mais completas sobre o meio ambiente ao redor do porto. Nós, especialistas, contribuímos para esse conhecimento, mas também ganhamos em poder falar sobre essa região que é tão especial para o Paraná”, conclui o especialista.