Aconteceu nesta quinta-feira, no Campus da Indústria em Curitiba, a entrega do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A Associação MarBrasil, executora do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), foi uma das instituições premiadas por promover os objetivos “Educação básica de qualidade para todos”, “Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente” e “Todos trabalhando pelo desenvolvimento”.
“Receber o Prêmio ODM, é uma forma de reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido no Programa REBIMAR”, afirmou Camilla Beatritse, coordenadora de Educação Ambiental da MarBrasil, que complementou: “Este é um incentivo à equipe e a todos os participantes, pois mostra que estamos no caminho certo, e como nossas ações contribuem com uma rede de boas práticas em prol do bem estar social e econômico, e a conservação ambiental”.
Além da premiação, o Sesi-PR também promoveu o Congresso “As conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. O objetivo do evento foi a apresentação da nova agenda de desenvolvimento proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), com os ODS.
Um dos destaques do Congresso foi Mostra de Projetos Dialogada, na qual foi possível apresentar o Programa REBIMAR e outros projetos desenvolvidos pela MarBrasil para outras instituições e convidados, além de conhecer diversos outros projetos e iniciativas desenvolvidas no estado do Paraná. Esta troca de experiências entre os participantes foi bem avaliada por Camilla Beatritse: “A interação dos projetos e instituições é muito positiva, pois possibilita a geração de futuras parcerias que podem ampliar a rede de organizações que atuam em prol do bem comum”.
ODM e ODS
Os ODM foram definidos em 2000 durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome a miséria até 2015. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente. Já os ODS foram definidos a partir de consultas públicas realizadas em 50 países, entre eles o Brasil, com o objetivo de reunir as prioridades globais para o desenvolvimento. São 17 objetivos e 169 metas, que serão submetidas à próxima reunião de Cúpula da ONU, em setembro. Os ODS estão estruturados em seis eixos:
- Planeta: proteger os ecossistemas para a sociedade e nossos filhos;
- Pessoas: assegurar vidas saudáveis, conhecimento e inclusão de mulheres e crianças;
- Dignidade: acabar com a pobreza e lutar contra a desigualdade;
- Prosperidade: construir uma economia forte, inclusiva e transformadora;
- Justiça: promover sociedades seguras, pacíficas e instituições fortes;
- Parcerias: promover a solidariedade global para o desenvolvimento sustentável.