Jornalista Responsável: Gabriela Perecin (DRT 8968/PR)
MarBrasil ocupa uma das duas vagas destinadas para Organizações Não Governamentais, sem fins lucrativos, do Paraná
A partir do mês de outubro, a Associação MarBrasil passou a fazer parte do conselho do Mosaico Lagamar. A organização foi indicada para representar o Estado do Paraná ao lado da Mater Natura. A posse aconteceu em Antonina/PR durante o “III Encontro de Gestores do Mosaico Lagamar”.
Os mosaicos consistem em conjuntos de Unidades de Conservação (UC’s) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio (autarquia do Ministério do Meio Ambiente), autarquias estaduais, municipais e de proprietários privados de unidade de conservação. De acordo com o ICMBio, são 14 mosaicos reconhecidos oficialmente. O objetivo desses conjuntos é a gestão integrada e participativa entre as unidades envolvidas, fortalecendo as áreas protegidas e as comunidades.
O Mosaico do Lagamar engloba 44 UCs, que se estendem desde a cidade de Peruíbe/SP até Guaratuba/PR. Além de ser a maior área contínua preservada da Mata Atlântica, o bioma é um dos prioritários para a conservação (hotspot).
“Vale destacar que a MarBrasil poderá contribuir significativamente com a conservação da biodiversidade marinha, já que possuímos conhecimento e experiência em trabalhos em mar aberto e, também, com as informações que ainda iremos coletar quanto ao manejo do Parque Nacional Marinho de Currais”, descreve Juliano Dobis, diretor executivo da Associação MarBrasil.
Serão realizadas reuniões para a criação do regimento interno e do planejamento estratégico do Mosaico do Lagamar. O próximo encontro acontece em Cananéia/SP nos dia 9 e 10 de dezembro, no qual serão formados grupos de trabalho.
Entenda mais sobre a área do Mosaico Lagamar no mapa abaixo: