A Associação MarBrasil esteve presente no Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, evento da Fundação SOS Mata Atlântica que promoveu uma série de atividades entre os dias 9 e 17 de maio, no Rio de Janeiro.
Neste ano o Viva Mata estreou um novo formato, mas com o mesmo objetivo: comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). Para isso promoveu a troca de experiências entre pessoas e instituições que lutam pela conservação da floresta, além de sansibilizar cidadãos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Segundo Juliano Dobis, diretor-executivo da MarBrasil, a Associação participou ativamente de diversas atividades, entre elas, a frente parlamentar ambientalista do Congresso Nacional.
“A MarBrasil já é membro da frente ambientalista do Paraná. O nosso objetivo agora é fazer cumprir o novo código florestal, o qual tem alguns desafios, entre eles, a implementação do CAR (cadastro ambiental rural), obrigação de todos os proprietários rurais e fiscalização por conta dos estados”, afirmou Dobis.
Outro ponto importante destacado pelo diretor-executivo durante a participação no Viva a Mata 2015, foi a Lei do Mar (PL 6969/2013), a qual teve sua proposição feita em 2013 e apresenta avanços significativos para a conservação marinha, mas que infelizmente vem sofrendo forte restrições da Confederação Nacional da Agricultura e Confederação Nacional da Indústria para que seja colocada em votação.