Equipe do Programa REBIMAR levará o oceano aos estudantes através do trailer personalizado do Projeto que será lançado durante o tradicional evento de ciências litorâneo
A VIII Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná tem início nesta terça-feira em Paranaguá, onde milhares de alunos das escolas dos municípios litorâneos paranaenses terão a oportunidade de desmistificar o conhecimento científico, e perceber o quanto a Ciência está muito mais próxima de seu dia-a-dia do que eles poderiam imaginar. Uma das grandes atrações do evento será a estreia da exposição marinha itinerante do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, o REBIMAR, uma ação realizada pela Associação MarBrasil, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
A exposição será realizada através de um trailer personalizado do REBIMAR, que foi confeccionado para levar o ambiente marinho até a sala de aula. Este é o pontapé inicial de uma série de ações que o Projeto pretende fazer nos próximos meses, visitando as diversas escolas vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, o qual engloba os 7 municípios da região litorânea paranaense.
A Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná é uma promoção do Laboratório Móvel de Educação Científica da Universidade Federal do Paraná, o LabMóvel, que é o responsável pelas ações de Educação Ambiental do REBIMAR. O evento, que chega a sua oitava edição está sendo realizado pela primeira vez no município de Paranaguá, que abraçou o projeto e cedeu um grande espaço para abrigar as apresentações dos projetos desenvolvidos pelos estudantes nestes 3 dias de evento, o Ginásio Municipal de Esportes Albertina Salmon. Além da prefeitura da cidade-berço do Estado do Paraná, a Feira de Ciências também possui o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do CNPq.
“Neste ano foram 123 trabalhos inscritos na Feira Regional de Ciências do Litoral, um recorde desde a primeira edição do evento. Destes, 85 foram selecionados para serem apresentados durante a Feira, o que deve envolver um total de 230 estudantes apresentando seus projetos”, disse o Professor Rodrigo Reis, coordenador de Educação Ambiental do REBIMAR, e responsável técnico do LabMóvel da UFPR. “A gente tem uma expectativa de receber em torno de 2000 pessoas nestes 3 dias de evento, entre alunos, professores e a população do litoral”, complementou o professor.
Outras atrações marcantes farão parte da Feira de Ciências: “Além de fazermos a estreia da exposição itinerante através do trailer personalizado do REBIMAR, a Feira também contará com um estande do Ekôa Park, que vai oferecer premiação aos alunos vencedores da Feira Regional: um dia de visitação neste paraíso ecológico do município de Morretes”, contou Rodrigo que lembrou de mais um atrativo: “Não podemos esquecer do planetário móvel do Parque da Ciência Newton Freire Maia, que atenderá todas as escolas que vão estar apresentando trabalhos durante a Feira Regional de Ciências”.
Prestes a começar sua oitava edição da Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, Rodrigo Reis falou sobre o trabalho de popularizar o conhecimento científico: “A possibilidade de oportunizar aos estudantes de várias escolas de municípios diferentes um momento de encontro, além de trocas de conhecimentos e experiências sobre ciência, são ações importantes para aproximar cada vez mais os estudantes das escolas públicas com a universidade e estimula os estudantes a se interessar pelo conhecimento científico”, concluiu o professor.