Publicação é uma iniciativa do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, realizado no litoral do Paraná e São Paulo, e apresenta dados de mais de 10 anos de pesquisas científicas
O Dia Nacional da Cultura e da Ciência será marcado pelo lançamento do livro “Olhares sobre a Biodiversidade Marinha e Espécies Ameaçadas”. A publicação é o resultado de anos de pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, o REBIMAR, uma iniciativa realizada pela ONG Associação MarBrasil, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O lançamento será realizado na terça-feira, dia 05 de novembro, em um evento especial a ser realizado na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), uma das maiores e mais importantes bibliotecas do Brasil, com um acervo composto por mais de 630 mil publicações catalogadas. Impresso em capa grossa e em acabamento de luxo, o livro documenta um dos principais trabalhos de conservação ambiental realizados no litoral dos estados do Paraná e São Paulo. A publicação não será comercializada, e mais de 200 exemplares estarão disponíveis gratuitamente aos presentes. Além disso, a edição eletrônica também estará disponível para download no site do Programa REBIMAR: www.marbrasil.org/rebimar.
Para Robin Hilbert Loose, coordenador do Programa REBIMAR, a escolha da BPP para o lançamento da publicação tem uma simbologia importantíssima. “A Associação MarBrasil, que realiza o REBIMAR com o patrocínio da Petrobras, tem sede em Pontal do Paraná, e reúne profissionais de alto gabarito na conservação ambiental. Nada mais adequado do que marcar este evento na principal Biblioteca do Estado do Paraná, que reúne as mais importantes obras de autores paranaenses”, contou o coordenador.
A data também foi escolhida a dedo, pois o Dia Nacional da Cultura e da Ciência, instituído pela Lei Federal 5.579/1970, tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país. “Em 10 anos de Programa REBIMAR, cooperamos intensamente com o desenvolvimento da ciência brasileira, tanto com a realização de pesquisas científicas, quanto na produção de literatura. O livro ‘Olhares sobre a Biodiversidade Marinha e Espécies Ameaçadas’ representa o resultado deste trabalho, e é um grande orgulho para nossa equipe poder lançá-lo em uma data tão significativa para a literatura científica brasileira”, concluiu Robin.
Ficha Técnica:
Título: Olhares sobre a Biodiversidade Marinha e Espécies Ameaçadas
Editora: Associação MarBrasil
Preço: Gratuito
ISBN: 978-85-65279-08-6
Edição: 1ª, 2019
Número de Páginas: 156
Altura: 21 cm
Largura: 28,5 cm
Acabamento: Capa dura, lombada, verniz UV localizado
Tipo de papel: Couchê 150g
Dia Nacional da Cultura e da Ciência
A Lei Federal 5.579, de 15 de maio de 1970 instituiu a data de 05 de novembro como o Dia Nacional da Cultura e da Ciência, uma homenagem ao aniversário de uma das figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo, o orador, jurista, filósofo e escritor Rui Barbosa (1849-1923), fundador da Academia Brasileira de Letras.
REBIMAR
O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), é um conjunto de ações socioambientais que têm como base a utilização de Recifes Artificiais para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros em locais que sofreram impactos antrópicos. Desde que instalados em locais adequados, essa iniciativa é benéfica tanto para pescadores artesanais, que têm potencial incremento e diversificação de pescados, quanto para os ecossistemas marinhos, devido ao aumento da biodiversidade nos locais onde os recifes são instalados.
O REBIMAR foi iniciado em 2008, a partir da emissão da primeira licença do IBAMA para a instalação de Recifes Artificiais no litoral paranaense. Hoje, 11 anos depois de seu início, o REBIMAR ainda é o único projeto a obter este documento, obrigatório para projetos de instalação de recifes artificiais em todo o Brasil. A instalação foi pautada em robusta avaliação técnica de forma a obter ganhos ao meio ambiente e evitar impactos em locais conservados.
Desde 2010 com patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, o projeto atualmente ampliou as ações de conservação e recuperação de espécies ameaçadas da biodiversidade marinha e seus habitats na região costeira e marinha do Paraná e de São Paulo, além de monitorar os ganhos ambientais dos recifes artificiais instalados no litoral paranaense.