Jornalista Responsável: Gabriela Perecin (DRT 8968/PR)
Associação MarBrasil participou do evento que discutiu os problemas relacionados ao lixo marinho
Na terça-feira, dia 20, aconteceu em Paranaguá a IV Conferência Livre do Meio Ambiente e a primeira a gerar discussões sobre o lixo marinho. O evento foi realizado pela SEMA (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná) e contou com palestras e grupos de trabalho.
O evento, que tinha como local o Teatro Municipal Rachel Costa, foi transferido para o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia). Porém, o número de pessoas foi excedido e o evento foi alterado para a Catedral Diocesana de Paranaguá.
Durante a abertura, o Secretário Estadual de Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, falou sobre a regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental e adiantou que a próxima Operação Verão será focada no tema resíduos sólidos.
Secretário Estadual de Meio Ambiente adiantou o foco da próxima Operação Verão. (foto: Gabriela Perecin)
“O foco dos órgãos ambientais do Governo do Paraná para a Operação Verão será a destinação correta dos resíduos sólidos. Vamos trabalhar de maneira conjunta para fazer com que os municípios deem continuidade às ações de educação ambiental, logística reversa, coleta e destinação do lixo durante o ano todo”, contou o secretário.
A bióloga e vice-presidente da Associação MarBrasil, Camila Domit, fez uma palestra sobre o efeito do lixo marinho para as espécies ameaçadas e distribuiu aos participantes o Almanaque Toninhas, um material desenvolvido por meio do projeto ProToninhas, destacando a conservação de golfinhos, botos e tartarugas marinhas na costa paranaense.
André Dias, coordenador de educação ambiental da MarBrasil, também participou da conferência e destaca que este evento é uma complementação de outros que estão sendo realizadas ao longo do ano e que tem como objetivo de gerar propostas para a Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada de 24 a 27 de outubro em Brasília.
Mais informações em: http://www.conferenciameioambiente.gov.br/a-4a-cnma/