A sexta edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia aconteceu entre os dias 25 e 29 de outubro em Itajaí/SC. O REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), realizado pela Associação MarBrasil e patrocinado pela Petrobras, participou da VIII Feira Brasil Oceano, espaço integrado ao evento que tem como objetivo divulgar ações de empresas e instituições.
Organizado pela Associação Brasileira de Oceanografia e pelo curso de graduação em Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), o congresso se destaca na área das ciências do mar e recebe participantes brasileiros e estrangeiros para palestras, minicursos, conferências, apresentação de trabalhos científicos e sessões temáticas.
Estudantes e profissionais puderam conhecer um pouco mais sobre os recifes artificiais, além de ver a exposição fotográfica com vários momentos do REBIMAR, como a instalação dos recifes artificiais e as coletas de campo. O estande teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelos diferentes componentes do projeto, além dos principais resultados alcançados.
“Recebemos ao longo dos 3 dias da feira mais de 140 visitantes no espaço dedicado ao Programa. Para o REBIMAR a participação em eventos científicos, como o CBO, é de grande importância, pois são eventos que possibilitam o intercâmbio de informações com os profissionais das mais diversas áreas da Oceanografia”, conta a coordenadora do REBIMAR, Lilyane de Oliveira Santos.
Alguns integrantes da equipe também apresentaram painéis sobre trabalhos científicos relacionados ao Programa, intitulados:
- Ictiofauna dos Recifes Artificiais Marinhos do Programa REBIMAR, sul do Brasil: Checklist com comentários sobre as espécies.
- Modalidades de emalhe realizadas no litoral paranaense.
- Comunidade incrustante dos Recifes Artificiais Marinhos do Programa REBIMAR, sul do Brasil: checklist com comentários sobre os grupos taxonômicos.
- Podem os recifes artificiais serem implementados como uma ferramenta de manejo para espécies ameaçadas? Um estudo de caso do Epinephelus itajara no Paraná.
- Implicações da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA Nº 12 sobre a pesca no Litoral do Paraná.
- Etnoecologia de pescadores artesanais sobre Recifes Artificiais Marinhos no litoral do Paraná, Sul do Brasil.
O REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha) é patrocinado pela Petrobras.