Uma imersão ao fundo dos oceanos. Esta é a proposta do REBIMAR, o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, uma ação patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, para levar o conhecimento sobre os oceanos às crianças do litoral norte paulista de uma forma inovadora: um espaço itinerante que proporcionará a experiência de vivenciar, com toda a segurança, o fundo do mar.
Composto por um trailer e uma tenda inflável personalizada do projeto, o espaço de 54 metros quadrados está com data marcada para desembarcar em São Sebastião: quinta-feira, 21 de março, onde se reúne com os alunos atendidos pelo Instituto Verdescola, na Vila Sahy. O evento marca a terceira parte da excursão do REBIMAR ao litoral paulista em 2019, após passar pelos municípios de Santos e Caraguatatuba, nos dois dias anteriores.
O objetivo do REBIMAR é sensibilizar a criançada sobre a importância da biodiversidade marinha e costeira da região em que vivem. Para isso serão apresentadas informações sobre os ambientes marinhos e costeiros, e o trabalho de conservação de habitats e espécies marinhas que o projeto desenvolve em parceria com a Petrobras. A expectativa da equipe do projeto é atender a maior parte dos milhares de alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião, que participam das atividades de contraturno escolar promovidas pelo Instituto Verdescola.
Dia Mundial da Água
O espaço marinho itinerante do REBIMAR retorna à Santos na sexta-feira, 22 de março, onde será uma das atrações de um grande evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente no Dia Mundial da Água: a primeira etapa da Agenda Ambiental Urbana do MMA, com foco no combate ao lixo no mar. O lançamento da campanha, que contará com a presença do Ministro Ricardo Salles, terá início às 9 horas em Santos, e às 13 horas no município de Ilhabela, com fácil acesso à população sebastianense.
REBIMAR
O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), é realizado pela Associação MarBrasil, ONG situada no litoral paranaense. O Programa é um conjunto de ações socioambientais que têm como base a utilização de Recifes Artificiais para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros. Essa iniciativa é benéfica tanto para os pescadores artesanais, que terão um incremento e diversificação de pescados, quanto para os ecossistemas marinhos, devido ao aumento da biodiversidade nos locais onde os recifes são instalados.
O REBIMAR foi iniciado em 2008, a partir da emissão da primeira licença emitida pelo IBAMA para a instalação de Recifes Artificiais no litoral paranaense, e a partir de 2010, passou a contar com o patrocínio da Petrobras. Hoje, 11 anos depois de seu início, o REBIMAR ainda é o único projeto a obter este documento, obrigatório para projetos de instalação de recifes artificiais em todo o Brasil.
No final de 2017, o REBIMAR iniciou uma nova fase, que propõe potencializar resultados para a conservação gerados desde 2010, dando continuidade às ações de conservação e recuperação de espécies ameaçadas da biodiversidade marinha e seus habitats, além de monitorar os ganhos ambientais dos recifes artificiais instalados no litoral paranaense. Para isso expandiu sua área de atuação, abrangendo agora, a plataforma rasa do estado de São Paulo.