A Associação MarBrasil indica uma ótima oportunidade para todos que queiram conhecer um pouco mais sobre os métodos e tecnologias empregadas na conservação da biodiversidade. o Instituto Sea Shepherd Brasil, instituição sem fins lucrativos está promovendo um curso de Metodologias aplicadas ao estudo e conservação de tubarões e raias. O evento, acontecerá em Curitiba e terá a duração de 2 dias, confira abaixo toda a informação:
Curso: Metodologias aplicadas ao estudo e conservação de tubarões e raias
O curso tem como objetivo fornecer aos participantes um conhecimento amplo sobre metodologias e novidades tecnológicas no estudo para conservação de raias e tubarões, apresentando formas éticas para investigações acerca deste grupo de peixes altamente ameaçados por ações antrópicas.
Ao final do curso é esperado que os participantes estejam familiarizados com o campo de pesquisa não letal, tão pouco desenvolvido no Brasil, a importância da aplicação imediata e consequente independência da pesca artesanal e industrial para coleta de material em nosso país, além de oportunidades de voluntariado e ações realizadas pelo instituto em defesa dos tubarões.
Conteúdo:
– Aspectos gerais dos elasmobrânquios (diversidade, anatomia, biologia e ecologia);
– Pesca e conservação;
– Histórico da pesquisa no Brasil e no Mundo;
– Problemática com amostragem letal de tubarões e raias + dependência da pesca local para pesquisas no Brasil
– Ética para estudo com tubarões e raias;
– Métodos alternativos para estudo de tubarões e raias em aulas práticas;
– Metodologias não letais para estudo de tubarões e raias;
– Raias e Tubarões em cativeiro e ecoturismo;
– Compartilhamento e colaboração entre pesquisadores e estudantes;
– Divulgação científica e financiamento dos projetos.
Inscrições (Loja virtual da Sea Shepherd):
http://www.seashop.org.br/produto.php?cod_produto=1828201
Bianca Rangel
Graduanda em Ciências Biológicas UNINOVE. Atualmente com projetos de pesquisa e Iniciação Científica em andamento na FMVZ-USP. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia de Elasmobrânquios, atuando principalmente com os sistemas sensoriais e reprodutivo, embriologia, dentição e dentículos orais. Em 2014 deu início ao desenvolvimento de projetos não letais, com ênfase na fisiologia reprodutiva de elasmobrânquios. É cofundadora e pesquisadora voluntária do “projeto Sharkx”.
Mais informações: http://lattes.cnpq.br/4492933049709830
Natascha Wosnick
Bióloga pela UFPR (2009). Mestrado em Fisiologia, com especialização em Fisiologia Animal (2012) e atualmente cursando Doutorado em Zoologia na UFPR. Tem experiência na área de Biologia Adaptativa, Fisiologia Animal Comparada, Estresse de marcação e Fisiologia Comportamental em elasmobrânquios. Trabalha com metodologia não letal de estudos ecofisiológicos em tubarões e raias com ênfase na influência de fatores abióticos em processos fisiológicos vitais.
Mais informações: http://lattes.cnpq.br/1871674868620853
Dias: 27 e 28 de junho de 2015
Horário: das 8h00 às 17h00
Investimento: R$ 150,00
Local: Escola de mergulho Scuba Sul. Rua Inacio Lustosa, 1098 – Bairro São Francisco. Curitiba/PR
* Para a realização do curso será preciso uma turma de no mínimo 10 alunos.
*Os participantes serão avisados uma semana antes caso o curso seja cancelado e os valores devolvidos.