Especialista alerta para mudanças significativas nas correntes oceânicas que podem trazer sequelas à natureza e ao homem
A emissão de carbono tem sido a principal causa do aquecimento dos mares nos últimos 18 anos. Mas, quais são as consequências disso para o planeta e por que isso está acontecendo? Quem responde a essas e outras questões é o presidente do Conselho da Associação MarBrasil, ONG que atua na conservação de ecossistemas marinhos no Brasil, e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Ariel Scherrer.
Em entrevista ao programa Revista Brasil desta terça-feira (26), o cientista explicou que a emissão de carbono tem crescido muito nos últimos 100 anos, em consequência da era industrial. Segundo ele, essa emissão tem causado graves consequências para o planeta e acarretando as mudanças climáticas observadas atualmente, inclusive nos oceanos.
“A consequência mais óbvia que nós temos disso nos estudos científicos é o aumento das temperaturas climáticas, que está se acelerando, e, agora, o descobrimento desse aquecimento nos oceanos, que não é só na camada superficial”, disse.
Ariel Scherrer explicou que o estudo recente realizado pelos Estados Unidos mostrou que a temperatura está afetando mais as camadas mais baixas dos oceanos. Ele alertou que o aquecimento pode ocasionar mudanças significativas nas correntes oceânicas e trazer sequelas à natureza e ao homem.
“Isso causa modificação total nos ecossistemas, derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, ou seja, consequências terríveis, pois quebram o ciclo de vida das espécies, causando impacto gigantesco na reprodução, na alimentação e na sobrevivência delas. Além disso, uma em cada cinco pessoas no mundo vive dos oceanos, baseadas nos recursos marinhos, oceânicos, costeiros e turismo. Isso será afetado totalmente”.
Saiba mais sobre o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima!
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, Nacional Rio de Janeiro e MEC AM Rio de Janeiro. A apresentação é de Valter Lima.
Produtor: Joana Darc Lima