Teve início em Pontal do Paraná, na última sexta-feira, as primeiras atividades do Guardiões do Mar, um grupo de apoio ao Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), que reunirá jovens estudantes da rede pública que residem no município. A ação inaugural aconteceu no Parque Natural Municipal do do Rio Perequê, com alunos dos Colégios Sully da Rosa Vilarinho e Reneé Carvalho de Amorim, que freqüentam do 9º ano do Ensino Fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio.
As atividades irão acontecer todas as semanas, até o final do ano, com o objetivo de mostrar aos jovens a região do litorânea paranaense e sua importância. Ao longo dos próximos meses haverão conversas sobre a zona costeira, conservação e biodiversidade, com o foco em tartarugas marinhas.
Se o primeiro encontro serviu mais como uma apresentação das pessoas, do projeto e seu cronograma das atividades, nesta segunda-feira as atividades práticas já começaram a tomar forma, pois foi possível realizar a criação de um mapa falado, e também uma atividade dos usos e diferentes atividades que ocorrem no litoral do estado.
A formação do Guardiões do Mar é mais uma iniciativa do REBIMAR, que é realizado pela Associação MarBrasil, com o patrocínio da Petrobras, atraves do Programa Petrobras Socioambiental.