Na manhã ensolarada deste sábado no litoral do Paraná, um grupo de mais de 40 voluntários se uniu para fazer uma ação coletiva de limpeza de praia no Balneário Pontal do Sul. Este evento diferenciado foi uma iniciativa conjunta entre as ONG´s Associação MarBrasil, Parceiros do Mar e E-Lixo, e que contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município de Pontal do Paraná e Techint.
Os voluntários foram divididos em dois grupos para percorrer um trecho de aproximadamente 1800 metros, onde foram encontrados, e recolhidos, os mais diferentes tipos de resíduos: desde pequenas tampinhas plásticas e bitucas de cigarro, calçados, garrafas de vidro ou de plástico, pneus, lâmpadas, lixo hospitalar, e para a surpresa geral, uma geladeira que estava no meio da restinga!
“Infelizmente isso mostra como muitas pessoas vêem a restinga, como se fosse um lixão”, disse Juliano Dobis, diretor-executivo da MarBrasil que atestou a importância de uma ação como a realizada: “Por ficar escondido no meio das plantas, muito lixo é jogado neste ecossistema. Se não fosse por estes voluntários, estes resíduos poderiam ficar muito tempo poluindo a restinga, como a própria geladeira”.
Paula Grechinski, da ONG Parceiros do Mar, comemorou não apenas a atividade, mas também o impacto desta experiência para os voluntários. “Eu percebo que os voluntários ficam mais conscientizados da importância do cuidado com o lixo ao passar por esta experiência. Desta forma sentem que estão contribuindo mais para nosso planeta”.
Ao final das atividades, todos os sacos plásticos utilizados pelos voluntários para esta ação foram pesados, chegando a um total de incríveis 613,4 quilos de lixo, que depois serão recolhidos pela empresa municipal de coleta de resíduos.
Lixo Eletrônico
Outra peça chave nesta ação foi a participação da E-Lixo, uma ONG especializada na reciclagem de resíduos eletro-eletrônicos. Os membros da E-lixo ficaram a postos no Parque Municipal do Perequê, para realizar a coleta de lixo-eletrônico.
Este tipo de resíduo vem crescendo cada vez mais devido ao avanço da tecnologia, e é fundamental que seja descartado de forma correta. “Após fazer a coleta, nós fazemos uma triagem do material, priorizando o que pode ser reutilizado, pois dessa forma podemos evitar que as indústrias extraiam mais recursos naturais para produzir”, explicou Alan Mendes Ferreira, um dos representantes da E-Lixo no evento.
“Infelizmente a geladeira encontrada hoje já virou sucata, e não pode ser reutilizada, mas ainda assim a coletamos pois podemos separar cada material – placas, plástico e ferro, entre outros – que destinaremos para a reciclagem”, complementou Alan.
Dia Mundial de Limpeza de Praias
A parceria entre as ONG´s e o trabalho voluntário apresentado neste sábado podem ser considerados um preparativo para uma ação ainda maior que acontecerá no mês de Setembro, o Dia Mundial da Limpeza de Praias. Fica desde já o convite para todos para participarem desta ação! Quer saber como é? Confira nas imagens abaixo!