Jornalista Responsável: Séfora Antela (AMPA)
A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do “Projeto Educação Ambiental: Estratégia de conservação do Peixe-boi da Amazônia nas comunidades ribeirinhas e alunos das escolas no município de Manacapuru – Amazonas”, patrocinado pela “Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza”, estiveram presentes na 13ª Gincana Ambiental (Gica), realizada pelo Projeto EcoVida, desenvolvido pelos comunitários dos Lagos do Calado e Paru, em Manacapuru.
A atividade foi realizada no último sábado, 23, na Comunidade Barro Branco, localizada à margem direita do Lago Paru. O tema desse ano foi “Necessidades e Meio Ambiente”. Participaram do evento cerca de 300 pessoas.
A Gincana foi dividida em quatro categorias: estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio; e Associações. Foram avaliados os seguintes itens: Pontuação nas atividades desportivas; apresentação da Equipe; estandarte; poesia ambiental; desfile ecológico; grito de guerra; mascote e paródia. Doze equipes concorreram aos prêmios, doados pela Moto Honda, uma das patrocinadoras do evento.
A equipe Ariranha ganhou na categoria Educação Infantil; a equipe Mandioca na Ensino Fundamental; no Ensino Médio, a primeira colocada foi a equipe Reciclando e na categoria Associações, quem se classificou em primeiro lugar foi a equipe Barro Branco, a anfitriã do evento; e em terceiro ficou a equipe Boto, comandada pelos estudantes de Biologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Manacapuru e pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), representada pela bióloga e Educadora Ambiental, Isabel Reis.
“Participar da Gica foi uma troca muito grande de ensinamentos. Eu pude contribuir com o conhecimento científico sobre os mamíferos aquáticos, ministrando palestras, antes do evento, para subsidiar os alunos para a confecção do material para a gincana e eles me ensinaram que união, humildade e criatividade são a chave para melhorar nosso meio ambiente. Eles já desenvolvem esse trabalho há anos e é motivante ver as crianças empenhadas para levar a mensagem da preservação ambiental. Além de termos vislumbrado as apresentações das equipes, que foram muito criativas, ganhamos muitos “Amigos do Peixe-boi”, que irão contribuir conosco na soltura dos animais que estão em semi-cativeiro no município. Eles serão os guardiões desses bichos na natureza”, explica Reis.
*A AMPA é parceira da Associação MarBrasil na divulgação de projetos.