Programa executado pela Associação MarBrasil foi selecionado como uma das principais iniciativas da Sociedade Civil.
O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) é uma das 18 iniciativas finalistas do Prêmio Nacional da Biodiversidade, premiação instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Com o objetivo de reconhecer o mérito de ações que se destacam por buscarem a melhoria ou manutenção da biodiversidade brasileira, o Prêmio Nacional da Biodiversidade contemplará iniciativas propostas por Academia, Empresas, Imprensa, ONG´s, Órgãos Públicos e Sociedade Civil, compondo 6 diferentes categorias.
Um total de 888 iniciativas foram inscritas nesta primeira edição do Prêmio. Após passarem por avaliação de uma comissão julgadora composta por especialistas na área de conservação da biodiversidade, foram selecionados 3 finalistas em cada grupo. O REBIMAR, realizado pela Associação MarBrasil, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, concorre na categoria “Sociedade Civil”.
Concorrem com o REBIMAR o projeto “Manejo pesqueiro do Pirarucu”, iniciativa da Operação Amazônia Nativa (OPAN), de Cuiabá-MT, e também com o projeto “Gestão participativa eficiente e o Sistema de Monitoramento de Uso de Recursos (SiMUR), realizado pela Fundação Vitória Amazônica, de Manaus-AM.
Em pleno Dia Internacional da Biodiversidade – 22 de maio – serão conhecidos os vencedores de cada uma das 6 categorias, sendo contemplados com o troféu do primeiro Prêmio Nacional da Biodiversidade.
Além da premiação oficial, também haverá o prêmio especial “Júri Popular”, que elegerá as iniciativas preferidas do público por meio de votação na internet. Para votar, acesse o link: