Jornalista Responsável: Gabriela Perecin (DRT 8968/PR)
Nos dias 26 e 27 de outubro a Associação MarBrasil recebeu o Grupo de Escoteiros São Judas Tadeu, de Curitiba. Cerca de 20 lobinhos, como são chamados os integrantes do grupo, entre nove e 13 anos, foram acompanhados de seis pais de apoio e dois chefes de escoteiros para um acampamento na sede da MarBrasil.
![]() |
![]() |
O coordenador de educação ambiental da Associação MarBrasil, André Dias, fez uma caminhada na praia com as crianças para reconhecimento da região, realizou uma palestra para explicar os projetos da organização e apresentou a exposição da fauna acompanhante da pesca de arrasto de camarão. Além disso, os escoteiros conheceram o Parque Natural Municipal do Rio Perequê e participaram do jogo Conhecendo o Litoral Paranaense através do REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha).
![]() |
![]() |
“O acampamento dos escoteiros foi uma oportunidade de unir os conhecimentos, habilidades e atividades tradicionais do escotismo, com os conceitos de biodiversidade marinha e conservação da natureza aplicada ao dia-a-dia dos escoteiros”, conta Dias.
A chefe dos lobinhos, Maria de Lourdes Arbus Cagnato, responsável pelo acampamento, conta que a visita só acrescentou às atividades que ela já desenvolve com as crianças. “A MarBrasil colaborou através das explicações teóricas e práticas dos temas como habitats e espécies, mata atlântica e seus ecossistemas entre outros”.
Essa é a primeira vez que a MarBrasil recebe um grupo de escoteiros e pode contribuir com um pré-requisito para a conquista da insígnia mundial de meio ambiente, um componente da formação escoteira.
“A atividade como um todo foi bastante proveitosa. Na avaliação dos lobinhos a atividade melhorou os conhecimentos deles em relação à vida marinha”, finaliza Maria de Lourdes.
![]() |