Jornalista Responsável: Gabriela Perecin (DRT 8968/PR)
O Projeto PreInv – Prevenção da Bioinvasão no Litoral do Paraná, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, é realizado pela Associação MarBrasil, desde 2013. A primeira etapa dos trabalhos de coleta de organismos marinhos foi finalizada no mês de fevereiro e já apresenta alguns resultados.
A iniciativa é idealizada pela bióloga e coordenadora de biodiversidade da MarBrasil, Janaína Bumbeer, e tem como objetivo a prevenção de espécies bioinvasoras. Para isso foi necessário conhecer os animais que ficam “grudados” nas rochas, chamados de incrustantes, para depois prever futuros riscos e desenvolver estratégias de prevenção e manejo.
A coordenadora, Janaina Bumbeer, explica que as coletas dos organismos foram feitas na Ilha do Mel, Ilha da Galheta e em três ilhas dentro da baia: Ilha das Cobras, Ilha do Vedado e Pedra da Baleia. “As coletas foram feitas por meio de mergulho autônomo nas ilhas estudadas. Em cada local foram coletados os organismos incrustantes em diferentes pontos e profundidades, para obter mais amostras. Os bichos são raspados do costão com uma espátula e, sempre que possível, registrados com fotos”, explica Janaína.
A bióloga conta ainda que nesta primeira etapa já foram encontradas 87 espécies nas Ilhas do Mel e Galheta e 58 espécies nas ilhas localizadas dentro da baía. “Os dados ainda estão em fase de análise, mas já podemos observar uma grande quantidade de espécies exóticas (que não são nativas do Paraná) nas ilhas mais próximas ao porto de Paranaguá, provavelmente a maior fonte de espécies não nativas do Paraná”.