Nesta quinta-feira, 25 de junho, aconteceu na Marina Ponta do Poço (Pontal do Paraná) a primeira atividade de Educação Ambiental do Projeto de Prevenção da Bioinvasão, o PreInv.
A iniciativa, realizada pela Associação MarBrasil, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, tem o objetivo de promover a informação sobre os riscos da bioinvasão, isto é, o processo de introdução de espécies exóticas que são transportadas pelo homem de seu lugar de origem para regiões onde não ocorriam naturalmente.
Devido às características da região, o litoral do Paraná é um local propício para a ocorrência da bioinvasão, e a proposta do PreInv é interagir com diferentes públicos para contribuir com o monitoramento, assim como desenvolver práticas de prevenção do estabelecimento de espécies exóticas.
Para a coordenadora de Educação Ambiental da Associação MarBrasil, Camilla Beatritse, a escolha de uma Marina é de fundamental importância para o Projeto, já que os funcionários e marinheiros estão em contato direto com o mar. “Por lidar diariamente com embarcações, eles tem maior facilidade de ver organismos diferentes”, afirmou Camilla.
A receptividade dos trabalhadores da Marina foi comemorada pela coordenadora, pois eles se mostraram bastante interessados em contribuir com o Projeto. “Houve muita interação entre as equipes da MarBrasil e da Marina Ponta do Poço, e ao longo da palestra, eles puderam nos auxiliar com o conhecimento que já possuíam”.
Ao final das atividades, o PreInv ganhou a adesão dos trabalhadores, que estarão alertas à ocorrência de espécies diferentes, tanto na Marina como em suas comunidades, se comprometendo a entrar em contato com a MarBrasil para que seja feito o monitoramento da espécie.