O Aquário de Paranaguá promoveu nos dias 09 e 10 de julho a 1ª edição do Encontro do Mar (EMAR), que contou com a presença de pesquisadores e professores da região. Entre as palestras ministradas a estudantes e comunidade do litoral paranaense, alguns dos temas propostos pela organização do evento ficaram a cargo de integrantes e associados da MarBrasil.
O EMAR teve o objetivo de aproximar estudantes e comunidade do litoral paranaense com a realidade ambiental da região, abordando temas como educação ambiental, conservação e preservação da biodiversidade marinha, incluindo projetos de instituições e profissionais que atuam na região.
A coordenadora de Biodiversidade da Associação MarBrasil, Janaína Bumbeer, apresentou na quinta-feira o Projeto PreInv, que busca estudar e estimular práticas de prevenção da Bioinvasão, isto é, o processo de introdução de espécies exóticas em um ambiente onde não ocorrem de forma natural.
Janaína alertou para como estas espécies invasoras podem implicar no colapso, e até mesmo declínio, de ecossistemas marinhos, além de impactar atividades de valor econômico para a população de uma região atingida por estes organismos.
A mesma data também contou com a palestra de Camila Domit, vice-presidente da Associação MarBrasil, e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Além de discorrer sobre a ecologia de mamíferos e tartarugas marinhas, Camila abordou temas relacionados à pesquisa, conservação e gestão ambiental realizados no litoral do Paraná: uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta, mas que apesar desta condição, não está livre da ocorrência de sérios problemas ambientais decorridos da falta de planejamento para o uso sustentável de seus recursos naturais.
A programação da sexta-feira do EMAR iniciou com a participação de Juliano Dobis, diretor-executivo da MarBrasil que apresentou o histórico de atuação da Associação em pouco mais de 10 anos a partir de sua data de fundação.
Um tema aguardado pelo público presente foi o Programa de Biodiversidade Marinha (REBIMAR), que é realizado pela Associação MarBrasil, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Juliano pôde explicar o processo de desenvolvimento dos recifes artificiais instalados na costa do município de Pontal do Paraná, assim como a atuação do REBIMAR em ações de sensibilização e educação ambiental voltados a diferentes atores do litoral paranaense.
Ainda na sexta-feira o EMAR contou com a palestra sobre o Lixo marinho, ministrada por Fernanda Possatto, doutora em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela UFPR, e também pela professora Izabel Cavallet, do Instituto Federal do Paraná (Paranaguá) que apresentou o tema “Acidentes com animais marinhos em Pontal”, ambas associadas da MarBrasil.