Jornalista Responsável: Gabriela Perecin (DRT 8968/PR)
O ProToninhas, projeto realizado pela Associação MarBrasil em parceria com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM/ UFPR), já apresenta alguns resultados. O projeto é patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e visa a conservação da Toninha, que está entre as espécies de golfinhos mais ameaçadas do mundo.
Na linha acadêmica o projeto conta também com o apoio de pesquisadores de outras universidades e do Projeto Toninhas, desenvolvido pela Univille (Universidade da Região de Joinville), em São Francisco do Sul, e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.
As Toninhas têm sido foco de vários projetos na América Latina. (foto: Camila Domit) |
Durante o andamento da iniciativa são realizadas entrevistas com pescadores, que relatam a ocorrência da espécie no litoral do Paraná, e realizada saídas de campo para avaliar a abundância e distribuição dos animais. Com estas informações, já se pode afirmar que a Toninha tem aparecido ao longo de todas as estações do ano na região entre a Ilha do Mel e a Ilha das Peças e na Baía de Laranjeiras. Tal fato era, até então, apenas uma hipótese dos pesquisadores do projeto.
Os resultados obtidos destacam o litoral paranaense como uma importante área para a conservação da espécie. “Na Ilha das Peças, 80% dos pescadores a identificam e, em Superagui, 40%. Entre estes, a maioria tem muitas informações sobre a Toninha e historias de interação com os animais. As diferenças de conhecimento entre as comunidades tem relação com a área de pesca e de ocorrência”, relata Camila Domit, coordenadora do ProToninhas.
O ProToninhas também realiza expedições científicas para avaliar a ocorrência dos animais. (foto: Camila Domit) |
A redução populacional da Toninha, deve-se, sobretudo, à mortalidade incidental por redes de pesca e degradação do seu habitat pela poluição. Os pescadores afirmam que acidentalmente elas já caíram em suas redes de pesca, porém, a maioria diz que isso não ocorre mais nos últimos anos.
Além de ações com pescadores e expedições cientificas, o projeto também atua com educação ambiental em escolas, procurando sensibilizar crianças e adolescentes quanto a Toninha e a necessidade de conservação do ambiente marinho. Uma história em quadrinhos está em fase final de elaboração e será um material de apoio na divulgação e sensibilização.
Toninha ou Franciscana, cientificamente conhecida como Pontoporia blainvillei, é a espécie de golfinho mais ameaçada na América do Sul. Na busca de sua conservação muitas ações vêm sendo feitas por diversos projetos, comunidades e instituições governamentais do Brasil, Uruguai e Argentina. Uma delas é o Consórcio Franciscana (http://pontoporia.org/).