A cidade de Florianópolis recebe os principais especialistas do Brasil e do mundo para o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, o CBUC, e entre eles está a equipe do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, o REBIMAR. Uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e realizada pela Associação MarBrasil, o REBIMAR é atualmente uma das principais ações voltadas à conservação marinha e costeira em todo o Brasil.
Os profissionais do REBIMAR chegam à capital catarinense para apresentar soluções inovadoras na conservação e recuperação da biodiversidade marinha. A evolução do conjunto de recifes artificiais, instalados e monitorados pelo Programa desde 2010, e reconhecidos, em 2012, com o Prêmio Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na categoria “Biodiversidade”, é uma das ações apresentadas pelo REBIMAR em seu estande, que integra a Mostra de Conservação da Natureza do CBUC.
“O Programa REBIMAR é o primeiro projeto no País a obter o licenciamento do IBAMA para a instalação de recifes artificiais no litoral brasileiro” afirma Robin Loose, coordenador-geral do Programa. “Instalamos mais de 3500 blocos de recifes de recrutamento larval na costa do Paraná, dando sequência ao antigo programa de Recifes Artificiais Marinhos (RAM), que já havia instalado 2500 estruturas na região no final da década de 90”, complementou Loose.
Outro tópico importante para o CBUC são as ações do REBIMAR no desenvolvimento de pesquisas científicas no Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais (PARNAMar Currais), uma das mais novas Unidades de Conservação Marinhas (UCs) integradas ao SNUC, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Criado em 2013, através de decreto presidencial, o PARNAMar Currais ainda não possui um plano de manejo, e os resultados coletados pelo Programa poderão auxiliar na elaboração deste importante documento.
A pesquisa científica associada a UCs, promovida pelo REBIMAR, não para por aí. Dados coletados pelo Programa poderão auxiliar na criação de uma nova Unidade de Conservação Estadual no litoral do Paraná, no entorno da Ilha das Cobras. Recentemente o Programa expandiu sua área de atuação até o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) do Arquipélago de Alcatrazes, e o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, ambos no estado de São Paulo.
“Todas estas informações coletadas pelo REBIMAR podem colaborar para a criação de um novo corredor ecológico marinho, localizado em paralelo à maior extensão (em bom estado de conservação) da Mata Atlântica, incluindo importantes áreas de manguezal, que é o berçário da biodiversidade marinha”, explica Juliano Dobis, diretor-executivo da Associação MarBrasil.
Debates
Com o tema “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”, o IX CBUC promove 10 palestras dedicadas ao debate sobre o ecoturismo como estratégia para a conservação de áreas protegidas, desenvolvimento local e oportunidade de negócios. A temática vai ao encontro do trabalho do REBIMAR, que propõe alternativas de gestão territorial, como o ordenamento pesqueiro, a implantação de zonas de exclusão de atividades impactantes em habitats marinhos, além do apoio à iniciativas sustentáveis, como o turismo subaquático: uma atividade econômica menos impactante, e que pode se transformar em uma ferramenta de geração de renda complementar às comunidades locais.
Um dos idealizadores do REBIMAR, e membro fundador da MarBrasil, o biólogo Ariel Scheffer da Silva será um dos palestrantes no Simpósio “Ações integradas pela conservação dos oceanos”. Ariel, que é o atual Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, será um dos membros da mesa na rodada de consolidação de estratégias a serem definidas no Congresso, evento que marca o encerramento do CBUC nesta quinta-feira.