Na busca da realização de ações em conjunto no litoral do Paraná, foi firmada uma parceria entre a MarBrasil/ REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha) e Instituto Meros do Brasil, organização que coordena o projeto Meros do Brasil, ambos patrocinados pela Petrobras.
O projeto Meros do Brasil, que há mais de 12 anos estuda o Mero (Epinephelus itajara), espécie emblemática ameaçada de extinção, realiza ações nos Estados de Santa Catarina e Paraná. A parceria entre MarBrasil/ REBIMAR e Meros do Brasil se deu pelos objetivos em comum que norteiam as iniciativas, como a conservação marinha e a busca por conhecimento dos ecossistemas e organismos marinhos.
Para Matheus Oliveira Freitas, Presidente do Instituto Meros do Brasil, a parceria é muito relevante, pois as duas instituições realizam pesquisas com a mesma temática e na mesma área geográfica. “Ao longo de toda nossa área de atuação com meros na costa brasileira, as ações são desenvolvidas por diversos parceiros, entre eles ONGs, Universidades, Instituto de Pesquisa entre outros. Acreditamos que esta parceria firmada com a MarBrasil ampliará nossas pesquisas a respeito dos padrões de migração e agregações de meros no estado do Paraná”.
Além disso, as áreas de recifes artificiais, estruturas instaladas pelo REBIMAR, são de grande importância para os Meros, já que sua ocorrência foi registrada nos recifes por pesquisadores e mergulhadores do Programa. O que torna essa parceria ainda mais importante para os dois projetos.
“Ao longo dos últimos 10 anos, nossas ações de pesquisa com a espécie no norte do estado de Santa Catarina e litoral do Paraná tem levado em consideração os grandes agregados de Meros em estruturas artificiais. Como exemplo, podemos utilizar as linhas de recifes artificiais, onde instalamos alguns receptores acústicos, para monitorar a ocorrência e permanência de Meros marcados através de telemetria acústica. Desta forma, acreditamos que os recifes artificiais contribuem para nossas pesquisas”, analisa Matheus.
Desta forma, REBIMAR e Meros pretendem trabalhar mais em conjunto no litoral do Paraná, o que também poderá gerar parcerias para iniciativas futuras. “Inicialmente, a MarBrasil apoiará as atividades de campo do Projeto Meros do Brasil aqui no Paraná com infraestrutura náutica. A parceria entre projetos é de extrema importância para fortalecer as iniciativas. A Petrobras, enquanto patrocinadora dos projetos, incentiva a atuação em rede, visando a integração e potencialização das ações já desenvolvidas”, relata Lilyane de Oliveira Santos, coordenadora do REBIMAR.
O Programa REBIMAR é o único que obteve a licença ambiental do IBAMA para a instalação de recifes artificiais.
O REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha) é patrocinado pela Petrobras.