O REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), realizado pela Associação MarBrasil e patrocinado pela Petrobras,através do componente de Pesca, realiza pescarias experimentais em Pontal do Paraná. A ação faz parte da segunda fase do Programae tem como objetivo monitorar os recifes artificiais instaladosde 2011 a 2013.
A atividade tem a participação direta de pescadores artesanais do município e dá continuidade às análises de captura dos desembarques de pesca. O acompanhamento de desembarque pesqueiro é outra ação realizada pela equipe do REBIMAR, no qual é aplicado um questionário aos pescadores com o intuito de abordar questões referentes a espécies capturadas, quantidade de pescado, áreas que pescam etc.
Para as pescarias experimentais são utilizados dois tipos de pesca, arrasto de fundo com pranchas e caceio, em quatro pontos próximos do ponto 8 onde se encontram os recifes.
De acordo com Maurício de Castro Robert, coordenador de Pesca da Associação MarBrasil, os pescados capturados são acondicionados e levados a laboratório para análise. “Os organismos capturados são identificados, contados, medidos e pesados, para que seja possível criar valores que permitam comparar, por exemplo, se há mais de determinada espécie de peixe em um dos pontos”, explica.
Desta forma, Maurício destaca que, após a finalização das pescarias experimentais, será possível apontar quais espécies estariam aumentando em número pelo uso dos recifes artificias do REBIMAR.
O Programa REBIMAR é o único que obteve a licença ambiental do IBAMA para a instalação de recifes artificiais.
O REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha) é patrocinado pela Petrobras.