Jornalista Responsável: Gabriela Perecin (DRT 8968/PR)
Nesta quinta-feira, dia 6, a equipe do REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha) retomará os lançamentos de recifes artificiais na costa de Pontal do Paraná. Serão instaladas mais 1360 estruturas recifais, distribuídas de forma igual entre os dez pontos já instalados em 2010 e 2011.
Os recifes artificiais do REBIMAR são estruturas de concreto lançadas no fundo do mar que, com uma superfície plana e rugosa, facilitam a fixação de organismos marinhos, auxiliando na recuperação da biodiversidade marinha. Nesta primeira fase do programa, os recifes serão instalados em dez pontos, distribuídos em uma linha a 2,3 milhas náuticas (cerca de 4,2 quilômetros) da costa, e que se estende por cerca de 12 quilômetros, entre os balneários de Praia de Leste e Atami.
O REBIMAR é o primeiro e único projeto do Brasil que obteve a licença ambiental do IBAMA para a instalação de recifes artificiais. Vale lembrar que os locais de instalação das estruturas são definidos previamente em reuniões públicas com a participação de pescadores artesanais da região.
O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha é realizado pela Associação MarBrasil e pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR), com apoio do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR) e Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá (IFPR). A partir de 2010, o Programa passou a contar com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Em cada ponto de instalação de recifes artificiais, serão lançados mais 136 blocos |