Secretários do Meio Ambiente e representantes dos municípios do litoral paranaense se reuniram na última sexta-feira em plena Floresta do Palmito, em Paranaguá, para discutirem estratégias de implementação dos Planos Municipais da Mata Atlântica. O evento foi uma iniciativa da Associação MarBrasil para o alinhamento dos município do litoral paranaense com a Lei 11428/98 que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa da Mata Atlântica.
Para fazer a explicação sobre a importância de um Plano Municipal da Mata Atlântica, foi convidada a consultora da SOS Mata Atlântica, Mariana Gianiaki, que apresentou exemplos, benefícios e resultados da implementação de PMMA’s já operantes em municípios do Paraná e outros estados.
Também estiveram representados na ocasião, membros da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA-PR) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), assim como integrantes das organizações não-governamentais Mater Natura e Associação MarBrasil. Como resultado deste encontro, foi proposta uma agenda conjunta entre os participantes para que possam planejar a implantação dos PMMA’s em cada município.