Jornalista Responsável: Gabriela Perecin (DRT 8968/PR)
O coordenador de Socioeconomia e Pesca, Guilherme Caldeira, informa os pescadores sobre o andamento do REBIMAR. |
Neste mês, as comunidades pesqueiras de Pontal do Paraná, envolvidas com o REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), recebem a visita de integrantes da Associação MarBrasil. Entre elas estão Barrancos, Canoas, Praia de Leste, Carmery, Olho D’água, Shangri-lá, Ipanema, Guapê, Atami e Vila Nova. As comunidades são convidadas a participar por meio de cartazes que são distribuídos em cada local.
O objetivo das reuniões comunitárias é levar informações sobre os resultados das pesquisas já realizadas nos recifes artificiais e fornecer recomendações a respeito do uso responsável destas áreas. Além disso, são mostrados os vídeos subaquáticos dos recifes para o público visualizar como essas estruturas estão instaladas e os peixes que frequentam a região. Os pescadores artesanais também dão sugestões sobre o Programa e propõem algumas ações.
Atentos, pescadores do balneário de Barrancos ouviram e deram sugestões. |
Para Guilherme Caldeira, coordenador de Socioeconomia e Pesca da Associação MarBrasil, existem duas boas razões para incluir os pescadores no andamento do Programa. “Primeiro, porque a costa paranaense é o ambiente de trabalho dos pescadores e, por isso, eles são diretamente afetados pelo projeto. Segundo, porque eles conhecem muito sobre a pesca e os ambientes marinhos da região onde o projeto está implantado. A combinação entre o conhecimento tradicional dos pescadores e o conhecimento científico certamente traz bons resultados”, explica.
O pescador Florismar Santana da Silva, conhecido como “Fico”, um dos representantes da comunidade de Barrancos, conta que os recifes do REBIMAR têm trazido benefícios para suas atividades. “Os recifes só trazem o bem para nós, porque já conseguimos pescar bastante. Vendo os vídeos eu não imaginava que tinha tantos peixes assim. Como representante, eu gosto de trabalhar com o projeto e me sinto privilegiado”.