Atividade voltada aos professores das escolas da Rede Pública de Ensino do litoral do Paraná é uma ação do Programa REBIMAR
Acontece neste fim de semana, em Paranaguá, o Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental Marinha voltado à profissionais das escolas da Rede Pública de Ensino do litoral do Paraná. O evento, promovido pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), terá como sede a Floresta Estadual do Palmito, localizada na Rodovia PR-407, Km 4.
Para dar suporte ao Curso e contribuir como fonte de informação no dia a dia dos professores, a equipe de Educação Ambiental do REBIMAR desenvolveu a apostila “Levando o mar para a sala de aula”, que visa contribuir com as práticas interdisciplinares de educação, além de auxiliar o educador na transmissão do conhecimento sobre o ambiente marinho e costeiro, assim como sua conservação. O material poderá ser usado no ensino formal e não-formal, para crianças e jovens do ensino infantil ao médio, a fim de aproximá-las da complexidade marinha e estimular sua essência criativa e curiosa.
Para a coordenadora de Educação Ambiental do REBIMAR, Camilla Beatritse, a iniciativa será de grande valia para os professores. “O Curso tem a proposta de ser um espaço de ensino-aprendizagem interativo, que irá trabalhar as questões da zona costeira e do ambiente marinho, assim como inserir esta temática nas diferentes disciplinas escolares”, disse Camilla.
A coordenadora também adiantou como será a prática durante o curso: “Os professores irão criar vivências e atividades, que posteriormente poderão ser abordadas em sala de aula. Teremos muitas construções coletivas de métodos de aprendizagem, e também reflexões do papel do educador na formação de cidadãos responsáveis, empáticos e solidários”.
Um total de 43 profissionais da rede pública de ensino do litoral paranaense, incluindo diretores e pedagogos, já se inscreveram no evento que será realizado em um lugar de fácil acesso a todos os municípios da região. “O Curso será realizado na Floresta do Palmito, que é um ponto central para os 7 municípios do litoral. Além disso, o local também conta com uma linda infraestrutura de salas, trilhas e espaços de vivências, em meio a uma importante Unidade de Conservação do nosso litoral”, concluiu Camilla.
Floresta do Palmito
A Floresta Estadual do Palmito é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável composta por 530 hectares de vegetação nativa. Sua criação teve como objetivo promover ações que visam garantir a conservação de uma pequena parcela do ambiente Floresta Atlântica, visando diminuir a exploração ilegal e predatória do Palmito nativo que ocorre na região e garantir a sustentabilidade local desta espécie.
Programa REBIMAR
O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) é um conjunto de ações socioambientais que têm como base a utilização de Recifes Artificiais para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros, e conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.