Matéria: Gabriela Perecin
Jornalista Responsável: Vinicius Araujo (DRT 6918/PR)
De 26 a 29 de outubro ocorrerá o 4º Congresso Brasileiro de RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) e o 1° Encontro Internacional de Reservas Naturais do Pampa e do Cone Sul, em Porto Alegre – RS. O evento terá palestras, apresentação de trabalhos, exposições e minicursos acerca dos desafios da conservação voluntária e a busca por um desenvolvimento sustentável.
O Congresso será realizado no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa e tem como público–alvo proprietários de reservas naturais, gestores, representantes de organizações, empresas, comunidades, pesquisadores, estudantes e interessados no tema.
Para Juliano Dobis, Gestor de Projetos da MarBrasil, a Associaçação apóia a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, pois entende o manejo destas como alternativa para a conservação da biodiversidade. “Ressaltamos a importância das RPPNs por ser uma área protegida criada a partir da vontade do proprietário da área, ou seja, pessoas que investem tempo e dinheiro e se dedicam a preservação da natureza, prestando este serviço ambiental”, explica.
Nesta perspectiva, o Congresso se torna relevante para o cenário nacional devido à divulgação das RPPNs e, assim, a sociedade tem a chance de conhecer e valorizar essas áreas. “O evento possibilita a integração e a troca de experiências entre proprietários de reservas naturais, que certamente resultarão na melhoria das áreas, motivando e reconhecendo o trabalho destes protetores da natureza”, conclui Juliano.
O 4º Congresso Brasileiro de RPPNs é organizado pela CHARRUA – Associação de Proprietários de RPPN do Rio Grande do Sul, com realização da CNRPPN – Confederação Nacional das Reservas Particulares. Entre os patrocinadores estão a The Nature Conservancy, que trabalha desde 1988 pela conservação dos ecossistemas brasileiros e o Instituto Eco Futuro, organização que atua na criação de projetos que envolvem educação e meio-ambiente.
Para se inscrever no evento e obter mais informações, acesse o site: www.reservasnaturais.org.br