O Projeto BioGeo ParNaMar, realizado pela Associação MarBrasil e patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, começou os trabalhos no litoral do Paraná.Nesta primeira fase, foram realizadas coletas científicas na área de estudo do projeto, o Parque Nacional Marinho de Currais, que se tornou uma Unidade de Conservação em 2013.
A iniciativa, que teve início este ano, tem como objetivo mapear a geodiversidade e os habitats bênticos na recente Unidade de Conservação. Nesta etapa, foi realizada a caracterização dos sedimentos de fundo da área do Parque Nacional.
“Foram amostradas 67 parcelas de sedimentos de fundo ao longo da área de estudo que, posteriormente, foram analisadas em suas características granulométricas e conteúdos de carbonatos”, explica o Coordenador de Coletas e Mergulhos Científicos do BioGeo, Robin Loose.
Sobre os resultados obtidos, o coordenador conta que através da análise dos sedimentos foi possível verificar que a maioria são compostos por areias finas e há maior presença de carbonato (fragmentos de conchas) próximo às ilhas que compõem o arquipélago. “Neste contexto, a caracterização dos sedimentos desta unidade de conservação marinha é essencial para a determinação da complexidade estrutural dos ambientes costeiros, uma vez que as características geológicas também servem como indicadores de uso para diversos tipos de comunidades”.
Na próxima etapa será realizada a caracterização da morfodinâmica de fundo e suas feições com um sonar de varredura lateral, que tem como objetivo mapear o fundo marinho acusticamente.
“Essa rotina de amostragem será repetida duas vezes ao longo do ano para avaliar a evolução das formas de fundo em condições climáticas diferentes. Após essa etapa será contemplado o levantamento e a caracterização da biodiversidade de habitats bentônicos e integração dos resultados com a estruturação de um banco de dados da biogeodiversidade do ParNaMar de Currais”, completa Robin.
O Projeto BioGeo conta com o apoio do Laboratório de Oceanografia Geológica do CEM/UFPR (Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná).