Em pleno Dia da Defesa da Fauna, a Cinemateca de Curitiba recebeu no dia 22 de setembro, a estreia do documentário SENTINELAS DO MAR. O filme, produzido pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, retrata as ameaças que interferem no litoral sul do Brasil, nas regiões de São Paulo e Paraná, através de quatro espécies que estão na lista de extinção: O mero, a tartaruga-verde, a raia-manta e o tubarão-martelo.
Além de mostrar as mais belas paisagens que existem no litoral, o filme retrata os problemas que a poluição e grandes obras costeiras podem ter para a vida nos oceanos através de depoimentos de técnicos do programa REBIMAR. O espectador poderá entender o que afeta essas espécies marinhas, além de compreender as ações de conservação feitas pelo projeto, onde a comunidade local e os pescadores artesanais foram envolvidos.
O documentário foi dirigido por Gabriel Marchi, cineasta e jornalista, e apresentado pelo ator Cadu Scheffer, do famoso grupo teatral curitibano, Tesão Piá. Ambos foram para diversos lugares de atuação do Programa REBIMAR, como a Ilha do Mel, Parque Nacional Marinho das Ilhas do Currais, Ilha das Cobras, Ilha das Peças, entre outros.
Com duração aproximada de 35 minutos, “Sentinelas do Mar” leva o espectador para conhecer as belezas que existem no nosso litoral e os faz refletir sobre os problemas causados ao meio ambiente e até onde eles acabam nos afetando. “Os golfinhos comem os mesmos peixes que nós, se eles estão doentes, então nós também estaremos”, alerta Camila Domit, bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da UFPR, em um trecho retirado de sua entrevista para o documentário.
A exibição lotou o tradicional espaço cultural da capital paranaense, e foi precedida por uma palestra feita pelo coordenador do Programa REBIMAR, Robin Hilbert Loose, que apresentou o projeto antes da exibição do filme. Após muitos aplausos dos presentes à estréia da produção, também houve um bate-papo entre Robin, Gabriel e o grande público presente à Cinemateca.
REBIMAR
O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), é um conjunto de ações socioambientais que têm como base a utilização de Recifes Artificiais para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros em locais que sofreram impactos antrópicos. Desde que instalados em locais adequados, essa iniciativa é benéfica tanto para pescadores artesanais, que têm potencial incremento e diversificação de pescados, quanto para os ecossistemas marinhos, devido ao aumento da biodiversidade nos locais onde os recifes são instalados.
O REBIMAR foi iniciado em 2008, a partir da emissão da primeira licença do IBAMA para a instalação de Recifes Artificiais no litoral paranaense. Hoje, 11 anos depois de seu início, o REBIMAR ainda é o único projeto a obter este documento, obrigatório para projetos de instalação de recifes artificiais em todo o Brasil. A instalação foi pautada em robusta avaliação técnica de forma a obter ganhos ao meio ambiente e evitar impactos em locais conservados.
Desde 2010 com patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, o projeto atualmente ampliou as ações de conservação e recuperação de espécies ameaçadas da biodiversidade marinha e seus habitats na região costeira e marinha do Paraná e de São Paulo, além de monitorar os ganhos ambientais dos recifes artificiais instalados no litoral paranaense.