Nesta quarta-feira a Associação MarBrasil recebeu a confirmação da aprovação de mais um projeto para seu portifólio de ações ambientais: o Projeto Symbion. A mais nova iniciativa da MarBrasil é mais um fruto da parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, sendo o nono projeto em atividade simultânea realizado pela instituição.
O foco do Projeto Data Symbion é a busca por soluções tecnológicas. Esta nova ação será voltada ao desenvolvimento de uma metodologia para construção, e uso, de um banco de dados centralizado, voltado ao monitoramento ambiental portuário.
Estando a ideia centrada na integração de ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações desenvolvendo assim soluções para gestão e para conservação da natureza. A partir destas premissas, o objetivo será desenvolver uma metodologia (sistema) de banco de dados centralizado.
Estará voltado ao monitoramento ambiental portuário que poderá ajudar na difícil tarefa de gerenciar áreas marinhas, com o importante desafio, que é tomar decisões para a conservação da biodiversidade. Esta necessidade de integração de dados tornou-se evidente no Encontro Nacional Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade, promovido pelo IFPR, no qual reuniram-se grande parte das empresas responsáveis pelos empreendimentos portuários, representantes do estado e a comunidade científica.