Matéria: Gabriela Perecin
Jornalista Responsável: Vinicius Araujo (DRT 6918/PR)
Curso “REBIMAR: Levando a Região Costeira Paranaense para Sala de Aula” aconteceu em Paranaguá. (foto: André Edward) |
No último sábado, dia 12, os professores inscritos no curso de formação continuada “REBIMAR: Levando a Região Costeira Paranaense para a Sala de Aula” na cidade de Paranaguá estiveram no MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia). Os docentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as características da região litorânea do Paraná, apresentadas pela equipe de Educação Ambiental da Associação MarBrasil, composta pelo coordenador André Dias, e pelas técnicas Fernanda Possatto e Gisele Costa Fredo.
A realização do curso na cidade-berço do Estado do Paraná gerou grande expectativa entre os membros do Programa REBIMAR, já que esta era a possibilidade de atingir o maior número de professores das matérias de Ciências, Biologia e Geografia que atuam na Rede Pública das escolas do Litoral paranaense. “É muito importante a atividade ser realizada aqui, porque Paranaguá é um dos principais municípios do litoral do Paraná, possui maior quantidade de habitantes e, conseqüentemente, mais escolas”, destaca a técnica em Educação Ambiental, Gisele Costa Fredo.
O curso que já atendeu professores de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, teve em Paranaguá um diferencial perante as outras cidades já visitadas, já que reuniu professores de áreas distintas como Inglês, Matemática, História e até uma Pedagoga que atua na Ilha das Peças.
Professores puderam debater sobre a gestão da Região Litorânea paranaense (foto: André Edward) |
“Na Ilha das Peças, nós temos manguezal, praia, uma quantidade variada de peixes, crustáceos e moluscos, que já são de conhecimento dos alunos. Com o curso, podemos levar outras informações científicas da região, e isso só vem a acrescentar a qualidade do ensino”, conta a pedagoga Lurdes Lenortovicz.
Esta interdisciplinaridade observada durante o curso em Paranaguá possibilitou uma discussão mais ampla sobre como inserir o conteúdo ambiental nas escolas, permitindo que o objetivo central do projeto fosse alcançado. “O fato de ter professores de diversas áreas é muito bom nós da Associação MarBrasil e do Programa REBIMAR, porque nossa proposta é sempre trabalhar de forma interdisciplinar. Dessa forma, conseguimos levar a nossa proposta para dentro da comunidade escolar”, exalta a técnica Gisele.
Além do conteúdo apresentado, as técnicas propuseram algumas saídas de campo e atividades extracurriculares para serem feitas em turma de alunos. “Os professores podem ir a campo para mostrar aos seus alunos o que eles podem fazer para ajudar enquanto aprendizes, e também inserí-los na cultura da conservação ambiental”, defende a pedagoga Lurdes.
A próxima cidade a receber o curso neste sábado, dia 19, será Guaraqueçaba, no Colégio Estadual Marcílio Dias. As inscrições ainda podem ser feitas no site da Associação MarBrasil.