Fonte: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
A biodiversidade da Ilha dos Currais, no Paraná, recebeu um grande incentivo à sua conservação nesta quinta-feira (20). A presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei que cria o Parque Nacional da Ilha dos Currais, localizado no território oceânico do Paraná, nas proximidades da Praia de Leste, na cidade de Pontal do Paraná [veja a localização no mapa]. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) aconteceu na sexta-feira (21).
O novo parque nacional é a primeira unidade de conservação marinha do Paraná, sendo composto por três ilhas. A região foi indicada como área prioritária para conservação da Mata Atlântica e dos Campos Sulinos, na categoria de área de extrema importância biológica (PROBIO/MMA 2006). A criação do Parque Nacional Marinho dos Currais contribui para alcançar o objetivo de que, até 2020, ao menos 10% das áreas costeiras e marinhas devem ser conservadas por meio de áreas marinhas protegidas, conforme proposto pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), na 10ª Conferência das Partes (COP-10), em Nagoia, em 2010.
Apesar de ser uma grande vitória para a conservação, o pesquisador Allan Krelling, do Instituto Federal do Paraná, alerta que a região ainda precisa ser conhecida, pois há poucas informações sobre a biodiversidade local, sendo que apenas a avifauna do arquipélago foi estudada mais intensamente. Além da sua importância ecológica, o conjunto de ilhas é amplamente utilizado por pescadores artesanais do litoral do Paraná, que fazem da área um dos principais pontos pesqueiros do estado.
A partir desse cenário, o conhecimento da biodiversidade marinha e das atividades realizadas na região do arquipélago (pesca, mergulho e caça submarina, por exemplo) é muito relevante para a adoção de medidas de manejo eficientes. Esse é o grande objetivo do projeto “Currais”, que tem Allan Krelling como coordenador e apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
“Estamos trabalhando em três linhas principais: biodiversidade, para compreender como está a situação dos recifes e demais espécies no arquipélago; usos, para entender a relação da biodiversidade com os diversos usos da região – como pesca, turismo e pesquisa; e gestão, para verificar a melhor forma de manejo e elaborar um documento com os principais usos e conflitos dos recursos na região”, explica Krelling.
Riqueza biológica
Embora a pesquisa ainda esteja no início, pois começou em 2012, já foram observados alguns resultados preliminares. De acordo com o pesquisador, existe na região uma riqueza de espécies de esponjas marinhas, que possuem grande importância ecológica para o arquipélago. Também foram registradas 44 espécies de peixes. “Isso comprova que o recém-criado Parque Nacional da Ilha dos Currais merece ser conservado, principalmente por ser uma das poucas unidades de conservação marinhas do país”, ressalta Allan Krelling.
Dentre as espécies de peixe, duas merecem destaque, pois estão ameaçadas de extinção: a garoupa-verdadeira (Mycteroperca marginata), peixe que ilustra a cédula brasileira de 100 reais; e o mero (Epinephelus itajara). “A presença dessas duas espécies na biodiversidade marinha dos Currais é de extrema importância, pois esses peixes são muito susceptíveis à pesca pelos seus hábitos de vida. Além disso, o Paraná possui poucos habitats rochosos que permitem a ocorrência desses animais”, conta animado.
A região
O arquipélago de Currais é composto por três ilhas oceânicas: a maior ocupa 81% da área total emersa do arquipélago e o restante da área (19%) inclui dois pequenos rochedos. Além das ilhas, fazem parte do parque nacional quatro grupos de recifes artificiais localizados no seu entorno. A região é de extrema importância tanto pela biodiversidade marinha quanto pela utilização das ilhas por várias espécies de pássaros, que fazem seus ninhos e utilizam a região para reprodução.
Em virtude da importância para a conservação marinha, em 2002 foi elaborado o Projeto de Lei Nº7032 para a criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais. Aprovado em todas as instâncias, ele agora é confirmado pela sanção da presidente.
http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt-br/paginas/novidades/detalhe/default.aspx?idNovidade=583