Jornalista Responsável: Gabriela Perecin (DRT 8968/PR)
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pontal do Paraná realizou a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, na última quarta-feira, 17, na Secretaria de Desenvolvimento e Turismo. Com o tema “Resíduos Sólidos”, a Secretaria de Meio Ambiente procurou discutir com representantes de organizações propostas ambientais para o município.
As discussões foram feitas a partir de quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda; e Educação Ambiental.
O coordenador de Educação Ambiental da Associação MarBrasil, André Dias, foi escolhido para acompanhar o trabalho de construção das propostas sobre o eixo de Educação Ambiental. Segundo ele, a conferência foi importante para alinhar as demandas municipais a respeito de temas para a melhoria da saúde e do respeito ao meio ambiente. “Foram escolhidas cinco propostas dentro de cada eixo, somando um total de 20 demandas prioritárias para a questão ambiental, principalmente envolvendo os resíduos sólidos”, explica.
No dia primeiro de agosto as propostas serão levadas até a Conferência Macrorregional na cidade de Pontal Grossa. Após esta fase, serão encaminhadas para a Conferência Estadual em Foz do Iguaçu, que será realizada nos dias 5 e 6 de setembro. Se as propostas forem aceitas, estas serão apresentadas na Conferência Nacional em Brasília que irá ocorrer de 24 a 27 de outubro.
“Até outubro, também estão sendo realizadas ‘Conferências Livres’, que podem ser convocadas por qualquer cidadão, e podem ocorrer em qualquer local como, por exemplo, bairros, condomínios, escolas, basta cadastrar o evento”, esclarece Dias.
Para cadastrar uma “Conferência Livre”, acesse o site: http://www.conferenciameioambiente.gov.br/.