Jornalista Responsável: Gabriela Perecin (DRT 8968/PR)
A Associação MarBrasil recebeu a visita dos vereadores de São Francisco do Sul/SC, Paulo Roberto Anselmo e Clovis Matias de Souza, no último dia 13. Na ocasião também estavam presentes os assessores parlamentares João Pascoal de França e Karla Adelina da Silva Laske, além da assessora de imprensa Tatiana Pinto Fernandez. A visita deve-se ao interesse dos vereadores em instalar recifes artificiais no município catarinense.
Juliano Dobis, diretor executivo da MarBrasil e João Pascoal de França. (foto: Gabriela Perecin)
O professor e assessor parlamentar João Pascoal de França é co-autor de um projeto, em fase inicial, que pretende recuperar espécies de peixes no litoral de Santa Catarina através de recifes artificiais. A escassez dos recursos pesqueiros está sendo percebida pelos pescadores da região, problema decorrente da prática de pesca de arrasto.
A Associação MarBrasil forneceu informações referentes a experiência adquirida com o REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), que já instalou 3500 estruturas recifais na costa de Pontal do Paraná.
Por meio de uma apresentação, a equipe da MarBrasil comentou os obstáculos enfrentados e enalteceu a necessidade de licença para instalação de estruturas recifais expedida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para o pleno desenvolvimento do projeto.
“O nosso objetivo é buscar conhecimento com pessoas que conviveram com isso ao longo dos anos. Percebemos hoje que é preciso fazer um estudo da região antes para depois tentar recuperar aquilo que foi destruído. Iremos agora procurar os próximos passos, buscar parceiros e patrocinadores que possam nos ajudar. Queremos implantar esse projeto pensando nas próximas gerações”, conta Pascoal.
Também foi citada a importância do envolvimento da comunidade diretamente atingida e o posterior monitoramento tanto da pesca, quanto da biodiversidade. “O maior desafio é sensibilizar as comunidades pesqueiras para a necessidade de mudança de comportamento para que as ações sejam trabalhadas em conjunto”, revela o co-autor do projeto Pascoal de França.
Para o diretor executivo da Associação MarBrasil, Juliano Dobis, a visita revela a importância dos resultados alcançados pelo REBIMAR. “O Programa fez despertar o interesse de outros grupos em realizar um projeto semelhante para buscar a conservação e o ordenamento do uso dos recursos naturais em outras regiões. Além disso, exalta também a influência do REBIMAR nas políticas públicas ligadas a conservação do ecossistema marinho e da zona costeira”, descreve.