Matéria: Gabriela Perecin
Jornalista Responsável: Vinicius Araujo (DRT 6918/PR)
O Curso de Formação Continuada para professores “REBIMAR: Levando a Região Costeira Paranaense para a Sala de Aula” chegou ao fim no último dia 26. O cronograma foi encerrado no município de Antonina, atendendo também os docentes que atuam em Morretes. O curso foi uma iniciativa do componente de Educação Ambiental da Associação MarBrasil por meio do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá e o Instituto Federal do Paraná.
Docentes acompanharam o conteúdo com apostila exclusiva (foto: André Edward) |
Todos os professores que participaram do curso receberam uma apostila com conteúdo exclusivo sobre os aspectos socioambientais do litoral do Paraná, que poderá ser de grande utilidade no dia-a-dia dos professores em sala de aula.
Alcançando todos os municípios do litoral paranaense, o curso abordou as particularidades de cada local e forneceu dicas para que os professores possam ir a campo com os estudantes, mostrando toda a riqueza ambiental que existe no lugar em que eles vivem.
Equipe de Educação Ambiental e docentes de Guaraqueçaba. (foto: André Edward) |
“Durante o curso, professores agregaram informações específicas a respeito da realidade própria de cada município, motivando discussões que enriqueceram os conteúdos ministrados pela equipe de Educação Ambiental do Programa REBIMAR. Além disso, os professores participaram de atividades práticas que possibilitaram reflexões importantes sobre as diferentes formas de abordagem em sala de aula dos temas presentes no curso, e também a interdisciplinaridade do componente.” avalia André Dias, coordenador de Educação Ambiental da Associação MarBrasil.
Agora, um dos próximos passos da equipe será voltar a realizar atividades nas escolas do litoral, ação que acontece desde o ano passado e já atingiu cerca de 2.800 estudantes. “Já estamos nos programando para no início do ano letivo de 2012 retomarmos a atividade “Visita à Escola”, com a exposição biológica que retrata a fauna acompanhante da pesca de arrasto”, relata Dias.