O primeiro Programa a obter Licença Ambiental para a instalação de Recifes Artificiais no Brasil
REBIMAR
“Atua no litoral do Paraná e sul de São Paulo desde 2009, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, monitorando os ambientes costeiros, auxiliando a sua recuperação e dos estoques pesqueiros. Essa iniciativa traz benefícios significativos para o aumento da biodiversidade e a saúde dos ecossistemas marinhos e também beneficiando diretamente as comunidades pesqueiras da região com o incremento das espécies de valor comercial.”
REBIMAR
Atua dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do planeta, a Grande Reserva Mata Atlântica, aumentando a sua área de monitoramento da biodiversidade marinha, abrangendo a Baía de Guaratuba (PR) até o sul de Iguape (SP), possibilitando a criação de um grande Corredor Ecológico Marinho, que se estende por regiões de manguezais, seguindo até as ilhas costeiras, como o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, um dos três únicos Parques Nacionais Marinhos do Brasil.
O projeto tem como objetivo a recuperação desses ambientes, desde a fauna bentônica, que fica no solo arenoso, ou incrustada nos costões rochosos, até a megafauna ativa que utiliza essas áreas como local para alimentação, refúgio e reprodução, dentre elas podemos citar o mero (Epinephelus Itajara), a tartaruga-verde (Chelonia Mydas), o Tubarão Martelo (Sphyrna lewini), as raias-viola-do-focinho-curto (Zapteryx brevirostris) e o recém adicionado ao projeto, o caranguejo-uçá (Ucides cordatus). Espécies-chave para a compreensão do estado de saúde desses ambientes.
Em paralelo, o projeto prevê a análise de microplástico no ambiente marinho, em consonância com a agenda da Década do Oceano, que se iniciou em 2021, e que tem o objetivo mundial de estudar formas para a manutenção do oceano e aplicar ações efetivas para sua proteção.
Com a equipe de Educação Ambiental, o Programa REBIMAR levará esse conhecimento para a sociedade, interagindo com as comunidades pesqueiras da região, tornando a população agentes ativos para a conservação dos ambientes marinhos.
Os recifes artificiais instalados pelo Rebimar são fundamentais para abrigar espécies ameaçadas e favorecer a regeneração da vida marinha. Com uma estrutura inovadora e segura, estes recifes tornam-se lares para diversas espécies, fortalecendo o ecossistema e protegendo nossa biodiversidade costeira.
Os recifes artificiais instalados pelo Rebimar revitalizam áreas marinhas degradadas, oferecendo abrigo e alimentação para diversas espécies.
Essenciais para o equilíbrio costeiro, os manguezais são berçários de inúmeras espécies e atuam como barreiras naturais contra a erosão.
O mero, uma das maiores espécies de peixe do litoral brasileiro, está ameaçado de extinção devido à pesca excessiva.
o Rebimar ajuda a garantir que essas incríveis criaturas possam completar seu ciclo de vida e continuar a habitar nossos mares.
A raia-viola, ameaçada de extinção, encontra nos recifes artificiais um refúgio seguro para se alimentar e reproduzir.
Os Lixos no Mar ameaçam a vida marinha e entram na cadeia alimentar, afetando até mesmo os seres humanos.
Explore nossa coleção de materiais exclusivos para aprofundar seu conhecimento sobre a biodiversidade marinha, conservação e sustentabilidade. Aqui, disponibilizamos relatórios, estudos e guias completos que enriquecem nossa jornada de preservação. Aproveite esse espaço para entender melhor nossos projetos e inspire-se a proteger o ecossistema marinho junto com a gente!
A região da Grande Reserva Mata Atlântica é o maior contínuo desse bioma em todo o planeta, incluindo a maior porção de manguezal do Brasil.
O Programa REBIMAR atuará na proteção do ambiente costeiro, com pesquisas realizadas de Guaratuba até Iguape, compreendendo diversas Unidades de Conservação, de diversas categorias, e comunidades locais, que são parceiros essenciais para a execução das atividades de conservação do ambiente marinho.
Com os resultados das pesquisas realizadas pelo Programa REBIMAR, ações efetivas para conservação podem ser planejadas em conjunto com a sociedade e o poder público, seguindo as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década do Oceano para mitigar os impactos ao oceano.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.