Ação integra Programa Petrobras Socioambiental, que percorreu 120 quilômetros de
praias e rios em 13 estados brasileiros

O Programa Rebimar e outros 20 projetos apoiados pela Petrobras fizeram um mutirão para limpar praias e rios brasileiros no dia 17 de Setembro de 2022. Em Pontal do Paraná-PR, a ação liderada pelo Rebimar coletou manualmente 978 quilos de resíduos. Ao todo, 42 voluntários percorreram 10 quilômetros de praia retirando da areia resíduos de plástico, papel, alumínio, pneu, entre outros materiais, deixando o ambiente de restinga, praia e mangue mais saudável.
O Clean Up Day ocorreu, que ocorreu nesse mesmo dia, em 190 países diferentes, com o objetivo de limpeza e educação ambiental no segundo ano da Década do Oceano da ONU. O Programa Rebimar, que é patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal, esteve em quatro pontos das praias de Pontal do Paraná, com tendas de apoio em Pontal do Sul, Shangrilá, Praia de Leste e Ipanema.
“Retiramos lixo de uma área de 35 hectares, o que é muito significativo, porque corresponde a quase 30% da orla de Pontal do Paraná”, quantificou André Cattani, coordenador geral do Rebimar.
“A ação é para chamar a atenção da população sobre o lixo produzido no continente que, sem uma gestão adequada, acaba indo para os mares, virando um enorme problema e impactando não só a paisagem, mas todos os animais que estão neste ambiente”, destacou Cattani.
O coordenador de Política Públicas do Rebimar, Juliano Dobis, lamentou a quantidade de lixo encontrado em Pontal do Paraná. “Infelizmente, não dava para andar muito sem encontrar mais um resíduo por perto”, afirmou.
Dobis alertou para a ameaça que os materiais apresentam ao ambiente costeiro, tanto para fauna e flora quanto para os veranistas. “Alguns resíduos são bastante perigosos, tinha plástico rígido, pontiagudo, espelho quebrado, até seringa com agulha”, advertiu Dobis, que também é especialista em Gestão dos Recursos Naturais.
Educação ambiental na prática
Os voluntários passaram a manhã toda à beira-mar. “De lixo em lixo a gente encheu vários e vários sacos”, contou Giovanna Coraiola, artesã e micropigmentadora de sobrancelhas que levou o filho Joaquim, 4, para participar desta ação global.
O pequeno Joaquim, protegido do sol com boné, seguiu a mãe pelo exemplo. “Já começamos a conversar sobre o consumo desnecessário de embalagens e canudos, desde pequeno ele sabe que não se descarta lixo na rua, que se separa orgânico do reciclável, eu mesma melhorei muito nisso para ensinar e dar o exemplo a ele”, relatou a mãe.

A família deixou leve o trabalho de retirada do lixo levando a bicicleta para a areia. Os materiais foram colocados no cesto. Segundo Giovanna, conversar sobre poluição e agir na prática é mais didático do que apenas falar sobre o tema. “Ir até lá e participar, ver quanto canudo tinha na praia que a gente tanto ama, quantas tampinhas e todo tipo de resíduo fez ele ter uma noção mais palpável do que é a poluição e porque ela pode prejudicar a nós e aos animais que ele tanto gosta”, finalizou.
Assim como o Programa Rebimar no litoral do Paraná, outros 20 projetos da Petrobras coletaram lixo em 37 municípios de 13 estados no país. O montante recolhido foi destinado para associações e cooperativas de catadores de recicláveis, que fizeram a destinação correta do material para indústrias de reciclagem.