Documentário Saúde Oceânica

Documentário mostra as pesquisas sobre a saúde do ambiente marinho da Grande Reserva Mata Atlântica

O documentário Saúde Oceânica, lançado pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar), da Associação MarBrasil, conduz o espectador a uma jornada visualmente deslumbrante e educativa, repleta de descobertas e conhecimentos profundos sobre a saúde do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica costeira do mundo. 

Pesquisadores compartilham suas experiências em imersões submarinas, onde encontram espécies marinhas fascinantes e desvendam as intrincadas relações entre os diferentes elementos do ecossistema, como mar, manguezais, fauna e flora.

A fauna dos manguezais é um dos focos da pesquisa do Rebimar. Foto: Gabriel Marchi.

O Rebimar é um projeto de pesquisa pioneiro que reúne mais de 40 pesquisadores em linhas de estudo que se complementam, visando levantar dados e entender como está a saúde única desse ecossistema que envolve água, costões rochosos, solo e ambientes de transição como manguezais. 

Através de explorações incansáveis e tecnologia de ponta, professores, biólogos e oceanógrafos se uniram para conduzir as pesquisas fundamentais, buscando compreender o ecossistema e como ele interage com a sociedade atual, ou seja, como as pessoas se conectam e usam esses recursos ecológicos e serviços que a natureza oferece. 

Tartarugas-verdes são espécies-chave do projeto por serem sentinelas da saúde do ecossistema. Foto: Gabriel Marchi.

O filme é um testemunho da beleza, da complexidade e da fragilidade deste incrível ecossistema, e fortalece o poder da pesquisa e a importância de proteger nosso planeta para as gerações futuras. A produtora Olhar Nativo é a responsável pelo filme, com imagens e direção de Gabriel Marchi, premiado documentarista de vida selvagem. “O litoral sul tem uma beleza cênica particular, como ilhas oceânicas e enormes faixas de manguezais. Todo esse território é repleto de uma vida selvagem encantadora, que se assemelha e muito com a própria cultura dos moradores dessa região”, conta Marchi. 

“Como um contador de histórias, há uma missão de enaltecer a beleza natural e as ações que são realizadas para que se mantenha assim. Existe toda uma educação ambiental que um documentário pode fazer para a sociedade. Não só mostrar imagens bonitas, isso é o mínimo que se espera de um filme de natureza, mas também mostrar as encantadoras histórias e desafios, criar uma sensibilização local para que mais pessoas venham a proteger todo esse território”, conclui o diretor de Saúde Oceânica.

O documentário está disponível de forma gratuita no Youtube da Associação MarBrasil. A produção é ideal para exibição em escolas e universidades, em aulas sobre a saúde e a importância do oceano na vida humana e no equilíbrio do planeta como um todo. 

Documentário Saúde Oceânica registra diversas espécies da Grande Reserva Mata Atlântica. Foto: Gabriel Marchi.

O documentarista Gabriel Marchi é responsável pela direção, fotografia e montagem. Foto: Bruno Carlesse.

Figura 2Revoada de Guarás na Baía de Guaratuba. Foto: Gabriel Marchi.

Censos subaquáticos possibilitam imagens impressionantes da paisagem submersa. Foto: Gabriel Marchi.

A pesquisa de manguezais é fundamental pela importância ecológica dessas áreas de transição. Foto: Gabriel Marchi.

Pesquisadores durante a soltura de uma raia. Foto: Gabriel Marchi.

Assista em: youtu.be/mCZuOeFOHyM?si=hlnJ2-GNwGJ1VjiO

Ficha Técnica:

Iniciativa: Associação MarBrasil

Patrocínio: Petrobras e Governo Federal 

Produção: Olhar Nativo Produções 

Apoio: UFPR, LabMóvel-UFPR, CEM-UFPR, Unespar, Unesp, ITFPR, LAGEAMB

Direção, fotografia e montagem: Gabriel Marchi

Drone e imagens subaquáticas: Gabriel Marchi

Imagens adicionais: Robin Loose, André Cattani, Bruno Carlesse

Procurar

Últimas Notícias

Lets plan your best vacation

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Sign up