Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Texto: Sandrah Guimarães

Acervo digital gratuito oferece materiais didáticos variados para desenvolver educação ambiental voltada ao oceano

Pesquisa aliada à educação ambiental é estratégia usada pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar), iniciativa patrocinada pela Petrobras e pelo Governo Federal. O trabalho de educação ambiental e a produção dos materiais didáticos são desenvolvidos a partir do conhecimento e das pesquisas realizadas por toda a equipe de cientistas. Todo o acervo está disponível de forma gratuita em uma biblioteca virtual.


“Os pesquisadores do Programa produzem esse conhecimento e nós fazemos o trabalho de transposição didática, adaptando a linguagem e abordagem para os públicos-alvo”, explica Marjorie Ramos, técnica de Educação Ambiental do programa.


Para o desenvolvimento dos conteúdos, leva-se em conta os aspectos regionais do litoral paranaense, buscando abordar as particularidades da região sob os aspectos geográfico, biológico, social, cultural e econômico. “Trabalhamos para suprir o déficit de materiais didáticos que abordem a realidade local dos estudantes, permitindo que eles tenham um aporte teórico contextualizado e, assim, consigam observar e analisar a realidade local que estão inseridos e sintam-se pertencentes a esse território”, completa Marjorie, que é filha de pescadores tradicionais e sentiu na pele essa invisibilidade nos materiais didáticos
convencionais.


De acordo com ela, o objetivo é que todo esse conteúdo seja amplamente utilizado pelas instituições de ensino e ajudem no processo de aprendizagem. “São um instrumento que os professores podem contar para a elaboração de suas aulas de forma interdisciplinar. O acesso é livre.”

EDUCOMUNICAÇÃO


O material didático desenvolvido pelo REBIMAR foi selecionado pelo programa de Televisando o Futuro 2023, projeto gratuito de mídia e educação da RPC e do Instituto GRPCOM voltado a professores de 1º ao 5º ano de escolas públicas do Paraná.


Com isso, o alcance chega a 6 mil profissionais de educação que passam a ter acesso aos conteúdos e são orientados sobre como enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e promover a educação para cidadania.


“A parceria com o Televisando o Futuro pode potencializar a disseminação desses conhecimentos abordados nos materiais didáticos do REBIMAR e permitir que os professores possam utilizá-lo como um instrumento de apoio em suas aulas”, explica Marjorie. Somado aos livros e produções audiovisuais, o Televisando também explora as reportagens jornalísticas feitas sobre o programa REBIMAR, nos últimos meses, dentro da proposta de alfabetização midiática. As inscrições para o programa de educomunicação estão abertas e são voltadas para professores, coordenadores, diretores e membros de Secretarias Municipais de Educação.


“Os professores e seus estudantes assumem o papel fundamental na disseminação do conhecimento e mudança social. O compromisso com a mudança na concepção ambiental e a promoção da cultura oceânica só é possível com um trabalho conjunto”, avalia a técnica em educação ambiental.

O conteúdo produzido pelo REBIMAR pode ser usado em várias fases de ensino

PARA O NÍVEL INFANTIL:
Série ‘Descobertas REBIMAR’
São dez episódios voltados ao público infantil, desenvolvidos com linguagem simples e visual encantador. As animações têm duração média de 1 minuto e trazem personagens e curiosidades sobre o oceano. Entre os temas abordados estão a importância dos manguezais, os recifes artificiais e a ameaça da pesca acidental de espécies ameaçadas. Mas tudo é contado de forma lúdica com desenhos que se misturam a cenas reais dos pesquisadores do REBIMAR em campo. O cenário é a Grande Reserva Mata Atlântica.

Livro infantil ‘Há Vida nos Mares’
A obra apresenta as cinco espécies-chave do REBIMAR que utiliza os recifes artificiais como uma das ferramentas para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha. É voltado para contação de história e introdução à leitura com versos rimados. Esse livro tem o objetivo de garantir o acesso à educação ambiental, cultura e conhecimento por meio das seguintes espécies: Raia-Manta, Tartaruga-verde, Tubarão, Mero e o Caranguejo Uçá. Elas acompanham o leitor nessa emocionante jornada apresentando dois importantíssimos ecossistemas marinhos, os manguezais e os recifes artificiais do litoral
paranaense.

PARA O NÍVEL FUNDAMENTAL:
Cartilha ‘O Mar e Nós’
A cartilha é um mergulho da biodiversidade do nosso litoral. Ricamente ilustrada e com texto acessível, traz informações sobre o surgimento dos oceanos, a influência da Lua no mar, a importância da água para o surgimento da vida, a evolução da vida marinha e muitos conceitos importantes para essa etapa de aprendizagem. Além disso, o conteúdo aborda as ameaças ao ambiente marinho e chama os jovens para a ação!

PARA O NÍVEL MÉDIO:
Apostila ‘Nós e o Mar’

Desenvolvida para jovens, a publicação traz detalhes da biodiversidade da Mata Atlântica e do litoral. Com informações sobre os ecossistemas, vegetação, espécies, costões rochosos e muito mais. Além disso, a apostila aborda questões como os ciclos econômicos e manifestações culturais como Fandango, Barreado, Congada, Cestaria, Folia do Divino, e muito mais. A pesca, as comunidades tradicionais, os seres marinhos que habitam as águas, a poluição, a urbanização e o turismo também estão inseridos nesse conteúdo agradável e muito bem ilustrado.

Série ‘Nós e o Mar’
A série documental acaba de ser lançada e traz o mundo de aventura, ciência e conhecimento vivido pelos pesquisadores do REBIMAR, na Grande Reserva Mata Atlântica. São 10 episódios que navegam nas águas próximas ao Parque Nacional Marinho de Currais, nas Áreas de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba e Guaratuba e no Complexo Estuarino de Paranaguá. No mar e em terra, pesquisadores desvendam temas importantes ligados ao oceano e às regiões costeiras.


O acesso é gratuito pelo Youtube da Associação Marbrasil e pelas redes sociais
@programarebimar.

Aplicativo SIG REBIMAR
Estudantes e professores podem contribuir ativamente da coleta de dados científicos para os pesquisadores. O aplicativo de ‘ciência cidadã’ SIG REBIMAR foi desenvolvido para monitoramento de microplástico e fauna. Com ele, é possível compartilhar imagens sobre a presença de animais marinhos e a presença de lixo plástico nas praias. Essa mobilização social permite aos pesquisadores acesso digital a fotos, vídeos e informações em tempo real e em áreas extensas. O aplicativo conta com um protocolo de coleta, desenvolvido pela equipe técnica, para que esses dados sejam válidos cientificamente.
Professores da rede pública de ensino foram orientados sobre como usar o aplicativo em sala de aula, em uma ação concreta de educação ambiental. A divulgação também foi feita em comunidades pesqueiras do litoral. Ao longo do tempo, o conjunto de informações vai ajudar a mapear problemas, investigar suas causas e buscar soluções.