Estudantes do litoral do Paraná apresentaram soluções para combater as Mudanças Climáticas nos oceanos

Vinte estudantes do Ensino Médio de escolas públicas desenvolveram ideias que contribuem para a conservação da biodiversidade marinha

Em novembro de 2022, os chefes de Estado de 196 países se reuniram no Egito, para a COP 27, com o objetivo de discutir uma das agendas mais importantes do século, a questão climática. No litoral do Paraná, o assunto entre estudantes de colégios estaduais não foi diferente. O nível dos oceanos está subindo, as águas marinhas estão ficando mais ácidas e a biodiversidade está em perigo. Para encontrar soluções, estes jovens participaram do Desafio Rebimar.

Promovido pelo Rebimar e patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal, o desafio foi inspirado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que mira o desenvolvimento sustentável e coincide com a Década do Oceano. Estudantes de cinco escolas de Paranaguá, Antonina e Pontal do Sul foram estimulados a criar projetos para o combate às mudanças e emergências climáticas.

Com duração de 20 dias, o desafio contou com seis etapas. Vinte jovens chegaram ao estágio de desenvolvimento de projetos, cuja premiação ocorreu no último dia 9 de novembro, no Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá (MAE-UFPR).

Resultados e Premiação

O grupo vencedor do desafio foi o do Colégio Estadual Rocha Pombo, de Antonina-PR. Composto por dois meninos e duas meninas, o grupo teve como tema a conservação dos manguezais. “Como os meninos são pescadores e as meninas também são de famílias que fazem a captura do caranguejo no mangue, eles produziram vídeos em realidade aumentada da perspectiva de quem entra no mangue”, explica Marjorie Ramos, técnica do Rebimar e uma das coordenadoras do desafio. “A ideia deles é que quem assista os vídeos tenha a visão da importância da conservação que os pescadores têm”.

Em segundo lugar ficou o grupo do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga e, em terceiro, o Colégio Bento Munhoz, ambos de Paranaguá. Os temas foram “acidificação dos oceanos” e “lixo no mar”, respectivamente.

Os premiados receberam vouchers para compra de livros em valores que chegam até 200 reais para os
primeiros colocados. Já a entrega dos troféus será feita em grande estilo litorâneo, na Ilha do Mel. Os estudantes passarão o dia na ilha em visita guiada, ainda com data à definir.

Parceria Rebimar e UFPR em ação

O desafio faz parte do projeto LabMóvel, uma parceria entre Universidade Federal do Paraná e Rebimar. Criado em 2006, o projeto tem como objetivo tornar a ciência móvel, ou seja, levá-la para fora da universidade e dos laboratórios.

Idealizador do projeto e do desafio, o vice-reitor da UFPR, Rodrigo Reis, afirma que a iniciativa faz parte de um processo de inclusão social e do exercício da cidadania. “O estudante que entende melhor o território onde ele está inserido, seja do ponto de vista científico, social ou político, tende a ser mais ativo e consciente com este espaço”, opina.

Já o coordenador das ações ambientais do LabMóvel, Emerson Joucoski, considera a experiência do desafio importante porque estimula estudantes a participarem de atividades em grupo e fora de sala de aula. “Isso faz com que todos aprendam a trabalhar no coletivo, compartilhando ideias e sentimentos. As atividades fazem com que eles percebam como é complexo e necessário lidar com as questões ambientais”, assinala.

Lets plan your best vacation

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Sign up