REBIMAR

Mero

O Mero (Epinephelus itajara), conhecido também como o “Senhor das Pedras”, é um dos maiores peixes do Atlântico Sul Ocidental (ASO), podendo medir até 2,5m e pesar mais de 400kg. Ele vive associado as pedras e encontrou nos recifes artificiais um local seguro para se alimentar e reproduzir. Pelo seu porte, ele não tem predadores conhecidos nas águas brasileiras, sendo assim uma espécie topo de cadeia. Mesmo com esse tamanho, ele está listado como Vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

 

Por ser um peixe com comportamento manso e curioso, se aproximando de mergulhadores com seu tamanho majestoso, se tornou alvo fácil para pescadores e caçadores, o que reduziu significativamente o número da sua população em nível global.

 

O Projeto REBIMAR monitora as áreas com ocorrência de populações de mero, como o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, o Parque dos Meros e a região das balsas Dianka e Espera 7. Visando não causar estresse nos animais durante o censo, o REBIMAR utiliza tecnologias avançadas como o Rebreather, equipamento de mergulho que não emite bolhas, facilitando a aproximação, e o BRUV (Baited Remote Underwater Video), que funciona como uma “armadilha fotográfica” subaquática, com câmeras que permitem visão tridimensional da ictiofauna. Além disso, os berçários de mero serão monitorados com um sistema criado pela Universidade de São Paulo (USP), com dispositivos instalados em regiões de manguezal e monitorados com o auxílio de pescadores locais da comunidade de São Miguel.

Pesquisadores Envolvidos

Lets plan your best vacation

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Sign up