Os dez episódios das Descobertas Rebimar, voltados ao público infantil, agradam ]adultos com linguagem simples e visual encantador
Uma nova iniciativa de divulgação científica acaba de ser lançada pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar) da Associação Mar Brasil. A série infantil Descobertas Rebimar traz personagens e curiosidades sobre o oceano, em dez episódios voltados ao público infantil, que agradam pessoas de qualquer idade.

O desafio era fazer um trabalho de educação ambiental, sobre os mares e os animais marinhos de forma divertida. “Trouxemos temas complicados, desde lixo no oceano, até detalhes sobre espécies como raias, tubarões, tartarugas e caranguejos. Mas conseguimos adaptar a linguagem para as crianças, sem deixar pesado ou sério demais”, diz Gabriel Marchi que assina os roteiros.
A equipe da Educação Ambiental do Rebimar trouxe toda sua experiência envolvendo crianças para adaptar a linguagem e assim tratar de temas da Década do Oceano de uma maneira com que os pequenos entendam e mantenham a atenção até o final. Todos os episódios foram viabilizados com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, com duração média de um minuto.
Os personagens carismáticos e coloridos contam sobre a vida marinha e também chamam para ação, com atos simples, mas essenciais para a preservação ambiental, como o descarte correto de lixo, por exemplo.
Entre os temas abordados estão a importância dos manguezais, os recifes artificiais e a ameaça da pesca acidental de espécies ameaçadas. Mas tudo é contado de forma lúdica com desenhos que se misturam a cenas reais dos pesquisadores do Rebimar em campo. O cenário é a Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo e costeiro do Bioma no Brasil, que envolve territórios de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Duas atrizes dão voz aos personagens, Fernanda Fuchs faz a Quequê, uma tartaruga-verde, o Dom Mero, peixe gigante conhecido como Senhor das Pedras, e o Tubarão Telo, um tubarão-martelo. Já a Carol Mascarenhas interpreta o Sr Ucides, um caranguejo-uçá, a Amanta, a raia-manta e o Tubarão Tuba, outro tubarão-martelo.
“Foi um processo muito divertido, observar cada animal e ir experimentando uma voz que encaixasse na sua personalidade. A educação ambiental para as crianças é um dos meios mais eficazes de transformação e conscientização. Através da arte esses temas ficam cada vez mais potentes e as crianças percebem a urgência que é cuidar do meio ambiente, preservar e cuidar da nossa vida marinha”, conta Fernanda Fuchs.
Os vídeos estão disponíveis gratuitamente no Youtube e no site da Associação MarBrasil. Por ser um material educativo, os episódios são livres para as escolas que desejam exibi-los em sala de aula. Basta entrar em contato com a equipe de Comunicação do Programa Rebimar.
“Na época que dublamos, eu estava morando temporariamente em Pontal do Paraná e, trabalhando junto ao mar, me senti muito conectada e com a possibilidade de preservar um dos lugares que mais amo no planeta. Sem contar a satisfação que é fazer um trabalho para as crianças, que junta ciência e educação ambiental. Vida longa ao projeto Rebimar!” Carol Mascarenhas, atriz.
Ficha Técnica: Coordenação – André Cattani; Direção e Roteiro – Gabriel Marchi; Ilustração – Douglas Camargo; Animação – Erva Mate Estúdio; Vozes – Fernanda Fuchs (Tubarão, Mero) e Carol Mascarenhas (Caranguejo, Raia); Produção de Casting – Verônica Rodrigues; Patrocínio – Petrobras e Governo Federal.
Saiba mais:
Contato assessoria de imprensa: 41 99974-5998