A proposta dessa ação é deixar acessível o conteúdo do livro para deficientes visuais e também diversificar as plataformas de divulgação
O livro “Olhares Sobre a Biodiversidade Marinha e Espécies Ameaçadas” agora está disponível na plataforma Spotify. Todos os 10 capítulos que abrangem as ações do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha foram transformados em episódios em áudio, com duração entre 10 e 20 minutos.

“Estamos ativando novas plataformas de comunicação dentro do Programa REBIMAR. Através de uma playlist no Spotify, criamos um canal de acessibilidade para a divulgação científica. Foi um desafio transcrever o livro ‘Olhares Sobre a Biodiversidade Marinha e Espécies Ameaçadas’ para um audiobook, são 10 capítulos com os mais variados temas abordados dentro do projeto, escritos pelos próprios pesquisadores da Associação MarBrasil. O objetivo é tornar cada vez mais acessível o resultado das pesquisas realizadas no litoral paranaense para os mais diversos públicos”, comenta Marchi.Os capítulos abordam as pesquisas realizadas no litoral do Paraná e sul de São Paulo ao longo do programa, que iniciou em 2008 e é uma referência em pesquisa e educação ambiental. “Ao longo dos anos, o REBIMAR trabalhou para indicar alternativas de gestão territorial, ordenamento pesqueiro e habitats que deveriam ser protegidos de atividades impactantes. No livro contamos sobre algumas dessas medidas sustentáveis, como a tecnologia social de instalação de recifes artificiais para a redução de impactos e aumento de recursos pesqueiros às comunidades locais” conta Robin Loose, coordenador de Logística e Operações Náuticas.
Outro episódio conta sobre a presença das raias na nossa costa. A Raia-jamanta, por exemplo, pode alcançar 9 metros de largura e pesar até 3 toneladas. Outra espécie bem menor, a Raia-viola-do-focinho-curto, é muito capturada acidentalmente em redes de pesca. Os pesquisadores Hugo Bornatowski e Natascha Wosnick trazem no livro informações sobre essas e outras espécies e como é o trabalho colaborativo do REBIMAR junto aos pescadores artesanais.
“Historicamente, a maior ameaça para a Raia-viola-do-focinho-curto no estado é a captura incidental. A espécie consegue sobreviver fora da água por até 6 horas. Com o trabalho desenvolvido com a comunidade, desenvolvemos laços de confiança com os pescadores e eles nos avisam quando uma raia cai na rede. Com isso, conseguimos fazer o resgate e os exames de saúde antes da soltura. Além de evitar a morte do animal, isso nos dá dados valiosos sobre suas condições de saúde. A comunicação pode mudar o destino de toda uma espécie e é muito bom compartilhar isso com mais pessoas”, diz Natascha Wosnick.
Além das raias, quem acessar o audiobook poderá conhecer o trabalho desenvolvido com as Tartarugas marinhas, os Meros, os Bentos e os Tubarões que frequentam nossa costa.
“O litoral do Paraná abriga uma série de ecossistemas ricos e biodiversos, como a Mata Atlântica, a restinga, o manguezal, os estuários e mesmo o oceano. Essa região costeira toda dá suporte a sobrevivência de várias espécies da flora e da fauna. Entre os animais, temos espécies residentes, que ocorrem ao longo de todo ano, e aquelas que são migratórias que vêm tanto do hemisfério norte quanto da Antártida. Toda essa biodiversidade presta uma série de serviços que garantem a qualidade, a saúde e a dinâmica desse ambiente. Tudo isso é muito importante para o ser humano”, comenta a bióloga e pesquisadora Camila Domit.
“Divulgação e disseminação do conhecimento é essencial, nos faz muito mais poderosos e muito mais certeiros nas tomadas de decisão buscando o melhor para o nosso coletivo como planeta. Espero que o conhecimento gerado pelo REBIMAR chegue ao maior número de pessoas para que cada dia possamos valorizar mais nossa região, sua cultura e sua biodiversidade e, com isso, garantir essa riqueza para esta e para as próximas gerações”. Camila Domit, autora do Capítulo 2, sobre Biodiversidade Marinha.
Com as novas ferramentas, o Programa REBIMAR é capaz de unir tecnologia de coleta de dados ambientais com o conhecimento das comunidades tradicionais, gerando informações científicas efetivas para conservação de espécies ameaçadas, dentro do corredor marinho entre Paraná e São Paulo, alcançando o ODS 14 (Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável).
“Essas informações, traduzidas em produtos de comunicação sustentáveis e ao mesmo tempo tecnológicos, são disseminadas em ações de educação ambiental para mais de 18 mil pessoas de forma direta, gerando ganho social principalmente para crianças e adolescentes”, finaliza Robin Loose.
Link para acesso ao audiobook: https://open.spotify.com/show/44Go3ASLwowgKas7FmzMrG
Link para acesso ao livro, lançado em 2019:
issuu.com/olharesobreabiodiversidademarinha
@AssociacaoMarBrasil
@ProgramaRebimar
@Petrobras
Assessoria de imprensa: 41 999745998