No Clean Up Day, que ocorreu em praias do mundo todo, Programa Rebimar foi o
responsável pelo maior trecho do litoral paranaense

Na Década do Oceano da ONU e quando o Rebimar completou um ano da nova edição do
programa, a comemoração foi à beira mar. Patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal. presente no litoral do Paraná desde 2009, o Rebimar integrou uma ação que ocorreu na costa de centenas de
países: o Clean Up Day.
No dia 17 de setembro de 2022, equipes do Rebimar percorreram a pé as praias do município litorâneo Pontal do Paraná-PR, munidos de luvas e sacos de lixo para retirar todo o material intruso àquele ambiente. Plástico, vidro, latas e outros materiais foram coletados durante a manhã, numa ação que teve parceria com a iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica (GRMA) e a Fundação Boticário.
O objetivo foi prático, despoluir os ecossistemas marítimos e terrestres. Mas também foi simbólico, como explicou o coordenador geral do Rebimar, André Cattani. “Qualquer ação de retirada de lixo tem um impacto positivo para a saúde da praia e o bem-estar dos banhistas. Mas o mais importante é a mensagem sobre o impacto da poluição, que têm diferentes fontes”, disse Cattani.
Oceanógrafo, Cattani apontou a origem do lixo. “Tem lixo desde aquele deixado pelo usuário da praia até o material de outros lugares que vem pela energia das ondas, pelas marés e correntes. O lixo polui não só a areia, mas os manguezais, que são ambientes muito sensíveis”, explicou.
Reforço terrestre
O Rebimar assumiu um desafio. O trecho de 15 quilômetros na costa de Pontal do Paraná foi o maior percorrido por organizações no estado do Paraná durante o Clean Up Day. “Contamos com moradores e veranistas que estavam na cidade neste esforço de limpeza”, afirmou Cattani.
Quem compareceu teve à disposição água e lanche, além de equipamentos de proteção individual. Houve pontos de apoio em quatro praias: Pontal do Sul, ao norte; Shangrilá; Praia de Leste e Ipanema, ao sul.
Responsável pelo planejamento da ação, o coordenador de Políticas Públicas no Rebimar e diretor executivo da MarBrasil, Juliano Dobis explicou a importância da limpeza nestas áreas. “Logo que entra no ecossistema, o lixo ainda tem um tamanho grande, como os plásticos. Mas com o tempo, ele vai se quebrando, ficando em tamanhos pequenos, e o esforço para limpar a praia seria muito maior”, afirmou Dobis, que se referiu aos danos dos microplásticos e outros micro lixos.
App aliado
O objetivo do Rebimar é cuidar da praia e também saber o tamanho do problema. Ficou à disposição dos voluntários o aplicativo SIG Rebimar, que pode ser baixado por usuários Android e iOS o ano inteiro, e que serviu para quantificar o lixo recolhido ao final da manhã do Clean Up Day, na tenda de apoio em Shangrilá.
Os dados foram tratados pelo Rebimar, que já analisou a presença de lixo nas praias do Paraná ao longo do ano, e compartilhou com as instituições parceiras desta ação. Ao final do trabalho, o Rebimar distribuiu brindes para todos os voluntários.