REBIMAR
Recifes Artificiais
O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha instalou entre 2010 e 2012, 3.500 blocos de concreto, todos com ph corrigido para o ambiente marinho, com o objetivo principal que dá nome ao projeto, de recuperar a biodiversidade marinha e promover um ordenamento pesqueiro na região, incrementando a pesca artesanal e evitando a pesca de arrasto industrial, que é bastante prejudicial para o ecossistema subaquático.
A instalação dos recifes artificiais foi realizada em conjunto com a comunidade local, em especial os pescadores artesanais, que puderam participar na escolha dos locais de instalação dos recifes artificiais. Além disso, receberam treinamento de GPS para uma melhor navegação na costa paranaense. Assim, o projeto permitiu a conservação de 15 mil hectares da plataforma continental interna, além de incrementar a biodiversidade de organismos associados aos fundos rochosos, desde a fauna bentônica, que vive diretamente associada a esses fundos, até organismos maiores, tais como peixes e invertebrados.
Vale ressaltar a importância dos recifes artificiais no ciclo de vida dos meros (Epinephelus Itajara), que é uma espécie de peixe ameaçada de extinção, é que utiliza os recifes para alimentação, refúgio e reprodução.
Pesquisadores Envolvidos

André Cattani

Claudia Namiki

Robin Loose

Rafael Metri
